2. A eclíptica significa o movimento da cruz na esfera, determinando os solstícios e os equinócios, as quatro estações e os quatro ventos.
4. Sobre a eclíptica de uma esfera armilar dos Jerónimos lê-se Emanuel Rei de Portugal e do Resto. Eis D. Manuel I identificado com o Rei do Mundo.
8. Sendo a cruz da Ordem de Cristo uma cruz de poder, que tem por fim servir de reflexão preparatória da iniciação mágica, deve ser posta em correspondência com o microcosmos, isto é, com o composto humano.
9. O homem decaído é policêntrico, como policêntricos são alguns arcos das portas manuelinas. Noutras palavras: o centro da vida vegetativa e o centro da vida instintiva não coincidem com o centro da vida mental e nenhum com qualquer dos outros.
13. As cores da cruz da Ordem de Cristo dizem que a via era a do sangue, quer dizer que se levava o pensamento a coincidir com o princípio da vida.
[...]
António Telmo, A Esfera Armilar, in Filosofia e Kabbalah, Guimarães Editores, Lisboa, 1989, pp. 177-179.
Imagens: Esfera Armilar do Mosteiro dos Jerónimos, fonte: A Touch of Lisbon - Guided tours in and around Lisbon, 2008. Cruz da Ordem de Cristo e planta do Templo de Salomão, fonte: Wikipedia.
Sem comentários:
Enviar um comentário