*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Texto que nos chegou...

VINHOS DA BAIRRADA
Uma Sedução

J. Jorge Peralta

1. A região da Bairrada é uma das 10 (dez) grandes regiões vinícolas de Portugal. São elas: Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Extremadura, Alentejo, Ribatejo, Setúbal, Algarve, Açores e Madeira. Nessas regiões coexistem diversas categorias, totalizando 47 regiões vinicultoras especiais.
O vinho da Bairrada é mais um ícone da Lusofonia.
A Bairrada, situada na Beira Litoral, é composta por terras planas e férteis e clima ameno, influenciado por sua proximidade com o Oceano Atlântico.
A Bairrada compreende a região entre, o Rio Vouga e o Rio Mondego; situa-se entre as fraldas das Serra do Caramulo e do Buçaco, até as areias e dunas da faixa marítima.
A Bairrada abrange: os Concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, Mira, Cantanhede, Aveiro, Coimbra e Vagos.

2. A região da Bairrada é região de bons vinhos de longa tradição.
Na região da Bairrada temos a mais celebrada Universidade de Portugal, a Universidade de Coimbra, e a Universidade que se destaca como o mais produtivo pólo de formação tecnológica do país, a Universidade de Aveiro.
A Região tem ainda belas praias, como Costa nova, Mira, Figueira da foz. Tem as Termas da Cúria e do Luso e inúmeras outras atrações que atraem os estudiosos, os turistas e os veranistas.

3. A Bairrada tem uma gastronomia riquíssima, na qual se destaca o famoso leitão assado da Bairrada, de fama internacional.
O vinho da Bairrada é uma das marcas que engrandecem o País.


VINHOS DA BAIRRADA
Uma Visita Alegre

Na Bairrada são produzidos vinhos de mesa brancos, tintos, frisantes, espumantes.
Diz-se que o vinho alegra o coração das pessoas. Mas sei agora que visitar à Vinha também alegra.
Quando, em 2009, passamos por Oliveira do Bairro, o grande amigo e professor F. Ladeira, agendou uma visita às vinhas da família Sidónio de Sousa, de ancas, Oliveira do Bairro. Visitamos a vinha.
Acompanhou-nos o dono em pessoa. Estivemos nas caves, degustando algumas das delícias.

Visita inesquecível para quantos me acompanharam, uma aula de vinicultura. Veja algumas fotos de lembrança.

Para ver mais imagens (clique): http://www.facebook.com/album.php?aid=12360&id=100000333516139&saved

Sem comentários: