Cidade da Praia – Cabo Verde recebeu hoje do Brasil 30 toneladas de sopas desidratadas que serão destinadas ao reforço da cantina escolar, de um montante global de 60 mil dólares, devendo beneficiar 90 mil alunos.
A entrega oficial aconteceu hoje na cidade da Praia, num acto em que estiveram presentes o embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto Jr., e o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Esta é uma resposta a um pedido feito em Junho de 2022 pelo Governo de Cabo Verde, para mitigar os impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, devido à guerra na Ucrânia.
Dessas 30 toneladas de sopa desidratada, cinco já foram enviadas a Cabo Verde em Janeiro por via aérea, enquanto os restantes 25 mil quilos chegaram este mês por via marítima, em 2000 caixas de alimentos para a confecção de cerca de 200 mil refeições.
Conforme explicou o embaixador brasileiro, a primeira parcela da ajuda já está a atender as “necessidades mais imediatas” da segurança alimentar e nutricional, com uma refeição quente para cerca de 90 mil alunos, correspondendo a 20% da população cabo-verdiana.
Conforme o diplomata, a doação tem sido distribuída às escolas, contribuindo, assim, para o reforço do programa de alimentação escolar, coordenado pela FICASE.
“Por isso, é oportuno manifestar e reforçar os laços de solidariedade entre povos irmãos. Com a presente doação, o Governo brasileiro reconhece o empenho do Governo de Cabo Verde em enfrentar esses desafios e junta-se ao seu esforço na busca de soluções para superá-los”, assegurou.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, manifestou “profundo agradecimento” do povo e do Governo pela “resposta pronta” do Brasil ao apelo para debelar os efeitos da crise internacional.
Este donativo é, segundo disse, a expressão de uma relação de cooperação “muito forte em vários domínios” com o Brasil.
As 30 toneladas de alimentos serão, conforme informou, distribuídas durante seis meses às cantinas escolares de todo o arquipélago. In “Inforpress” – Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário