Díli - O Parlamento Nacional (PN) timorense aprovou por unanimidade a proposta de congratulações pela celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Os proponentes foram os deputados Maria Fernanda Lay, Maria Terezinha Viegas, Virgínia Ana Belo, Francisco de Vasconcelos, António Verdial, Gabriela Alves, António da Conceição e David Mandati.
A Primeira Vice-Presidente do PN, Maria Angelina Sarmento, agradeceu a iniciativa dos deputados proponentes para o dia em causa e afirmou: “Enquanto parlamentares temos responsabilidade de continuar a promover e preservar a língua portuguesa para a futura geração”.
Já a deputada Maria Fernanda Lay disse que o Parlamento e o Governo têm de desenvolver o uso da língua portuguesa em Timor-Leste para poder estar ao nível de outros países da CPLP.
“Apelo às escolas para continuarem a difundir o uso da língua portuguesa, obrigando a população e jovens a falarem o idioma”, sugeriu.
Já o deputado António Verdial realçou que a língua portuguesa é um dos idiomas nacionais a par do tétum. “Na nossa Constituição está escrito claramente que temos duas línguas oficiais. Por isso, pedimos a todas as partes que falem a língua portuguesa, sobretudo aos deputados”, incutiu.
O deputado António da Conceição felicitou ainda a comunidade da CPLP espalhada nos vários continentes.
“O português não é uma língua adotada e um idioma apenas dos portugueses. Esta língua é nossa e por causa do português, os timorenses adquiriram a independência”, lembrou.
Finalmente, o deputado David Mandati acrescentou que a língua portuguesa é língua lusófona e de Camões. “O português foi a língua da nossa luta e da nossa resistência”, recordou. Domingos Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”
Sem comentários:
Enviar um comentário