*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Brasil - Livro “Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal” tem lançamento online



No dia 9 de setembro, às 13h30 (horário de Brasília), acontece o lançado online do livro “Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal”, organizado por Alice Tavares, Aníbal Costa, C. Guimaraens, Diego Dias e Maria Rita Amoroso.

A atividade enquadra-se no 7º FIPA – Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal, que tem a chancela do comitê organizador da União Internacional dos Arquitetos para integrar o calendário de eventos culturais do Rio 2021 – Capital Mundial da Arquitetura.

A sessão de lançamento será transmitida online, no canal youtube do PROARQ UFRJ.

O 7º FIPA – Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2021, no Museu Histórico Nacional, Paço Imperial, Palácio Capanema e Sítio Burle Marx na cidade do Rio de Janeiro, no calendário de eventos culturais do Rio 2021-Capital Mundial da Arquitetura UNESCO UIA.

No tema do 7º FIPA, Todos os mundos – O Patrimônio que nos une.

​O Fórum dá continuidade às ações efetivadas desde 2014, com debates em mesas redondas ligadas à modelagem temática proposta pelo UIA: Diversidade e Mistura, Mudanças e Emergências, Fragilidades e desigualdades e transitoriedades e Fluxos.

Alem da construção do documento “Carta Patrimônio em Risco”, ações e propostas a serem enviadas ao Congresso UIA2021RIO para garantir a preservação do valor cultural e a qualidade da intervenção.

O FIPA é um evento que nasceu pelas mãos de duas arquitetas, a brasileira Maria Rita Silveira de Paula Amoroso e a portuguesa Alice Tavares.

Desde o início foi criado um convênio entre instituições brasileiras e portuguesas de forma a intercalar anualmente a realização do Fórum entre Brasil e Portugal, agregando profissionais nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio.

O objetivo principal do FIPA é promover debates interdisciplinares e interinstitucionais a fim de que o conhecimento científico decorrente da investigação, da prática de intervenção no “sítio” e da gestão e promoção do Patrimônio Cultural consigam um espaço de diálogo e de troca de informação relevante. In “Mundo Lusíada” - Brasil

1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...

alguém ou alguma coisa está a acordar