- O MIL desde o início teve índole municipalista. Sua ação, pelas circustâncias atuais, tem sido realisticamente centralizada, parecendo não dar o exemplo internamente. Como digo "parecendo", mas uma ação deste género ajudaria a localizar o MIL, para além de fomentar uma política em que acreditamos. Não falo em associação de municípios, por poder levantar problemas. Por exemplo, Brasília não está circunscrita em nenhum município nem em nenhum estado, mas em algo intermédio entre os dois: o distrito federal. Cidade é um conceito mais flexível e universal.
- A confrontação, cidade a cidade, com o seu alinhamento a esta associação, levaria a uma discussão generalizada da lusofonia bem como a sua divulgação.
- Esta associação permitiria uma participação e defesa lusófona de regiões como Galiza, Olivença, Goa, Damão, Diu, Macau, Casamansa, Sri-Lanca, Malaca entre outras, sem grandes problemas.
- Iniciativas diversificadas e com vários polos, dariam à lusofonia uma real sinergia e convergência, e já com uma certa forma municipalista e subsidiária.
MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia
Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/
"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)
A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)
Agostinho da Silva
1 comentário:
Otima ideia.
Enviar um comentário