Foi o dia duma verdadeira caça ao homem, todo aquele que se apresentasse com uma camisola com as fotografias do Padre Raul Tati, oo advogado Francisco Luemba, do economista Belchior Lanzo Tati, do engenheiro Barnabé Paca Pezo, de Andre Zeferino Puati ou de Jose Benjamin Fuca tinha que ser simplemente conduzido para as celas da DPIC-Cabinda, sob a acusação de estar ao serviço de uma propaganda hostil.
As condenações em todo mundo da detenção de destacados activistas dos Direitos Humanos em Cabinda e as iniciativas tendentes à sua libertação incondicional - campanhas e recolha de assinaturas – tem levado o regime a intensificar as intimidações, a repressão e as detenções arbitrárias, optando, sem ambiguidades, por uma política própria aos tempos do nazi-fascismo.
A lista de detenções arbitrárias, espancamentos e assassinatos continua a aumentar. Para além do activista Antonio Paca Pemba Panzo foram também detidos no dia 11 de Abril, os seguintes activistas ligados à extinta Mpalabanda: Bernardo Puati Tina, 34 anos; António Pucuta Casimiro, 32 anos e José Massiala, 28 anos.
Muitos outros cidadãos por identificar foram também detidos, podendo o número chegar a 10.
No dia 29 de Março, uma idosa de nome Lúcia Ichumbu Lubalo, 75 anos de idade, foi violada por elementos das Forças Armadas Angolanas – FAA, quando saía da sua lavra, e acabou por morrer no dia 31 de Março de 2010, no Hospital Central, na cidade de Cabinda.
A situação é mais crítica no Maiombe, onde os aldeões são proibidos de irem às lavras, se intensificaram as buscas nas casas e o confisco de armas de caça, para além das detenções arbitrarias, assassinatos de pacatos cidadãos, escravidão sexual e ooutras interdições.
Finalmente, as violações dos Direitos Humanos em Cabindade atingiram um verdadeiro flagelo. Tudo leva a crer que o regime vai reforçar os seus métodos cruéis – as prisões com mais detidos, sobretudo personalidades ligadas à extinta Mpalabanda, e a rigorisissíma censura e repressão a agravar a vida das populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário