«This dramatic geokinetic sculpture by artist Steve Rieman is installed at Copper Mountain College in Joshua Tree, California. I made the photograph with my 8x10 inch pinhole camera. The sculpture is quite large and has two wind-activated propellers. The long time exposure necessary for a pinhole exposure captured its motion.»
América, o Novo Mundo, the american dream, e depois este nosso amargo de boca de europeus, de pressentirmos que de algum modo essa América sonhada nos traiu, ou nós nos traímos, porque em vez da realização de uma utopia apenas nos parece termos agigantado a injustiça e a miséria e a opressão, de que nenhuma Mayflower mítica nos apartou. Pois bem, algo assaz diferente é cair-se no fosso de um anti-americanismo alarve, confundindo Estado, povo e chão.
Há uma consciência norte-americana, e nada nem ninguém sonha mais com o paraíso. Face à visão do paraíso, o mundo iníquo dos homens é um vórtice, um turbilhão como um vómito do abismo que caísse dos céus...
Dick Sanders conhece esse vórtice; a sua fotografia documental, ainda que de um brilhantismo técnico e estético que só os fotógrafos da grande visão (em última instância olhar para o mundo como Deus o vê) alcançam, procura a simplicidade do uso (e abuso) quotidiano da fotografia: as fotos para documentos, as fotos prisionais, as fotos de ocasião, icónicas no seu amadorismo espontâneo; um discurso anti-hollywood, a recusa da escravatura da imagem, ao serviço de uma mentira sobre a vida dos norte-americanos. Street Portraits ou Faces On The Street transportam-nos a uma América sem sonhos, aos despojados de todas as utopias, que vivem nos subúrbios das grandes Babilónias norte-americanas. Impossível não estabelecermos relações com o neo-realismo, mas é mais, é uma espécie de repetição simbólica da Londres industrializada do final do séc. XIX que Marx viu, uma Londres de pesadelo que nunca foi a Londres que há, porém uma Babel simbólica do declínio da civilização humana, em que Deus nos virou as costas, porque nos tornámos indignos, torpes, estilhaçados e pútridos espelhos da imagem do divino: o Espírito, celestial, santo, inflamado de justiça.
Jesus Carlos
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