Society, Eddie Vedder, 2007
Quarto Fragmento:
20 - No Darwinismo Social o forte significa as maiorias e o fraco vem camuflar o discriminado por parte das maiorias e derivados, assim sendo o indivíduo desfavorecido.
21 - Alguns dos homens mais perversos foram alguns dos homens mais inteligentes, precisamente porque dispunham de educação suficiente para se desenvolverem. Os valores não brotam das regras.
22 - Nenhum homem chega à auto-realização sem antes se despir de quaisquer intermédios e pré-conceitos no que respeita a sua percepção do mundo, porque ela (a auto-realização) é a união directa da alma a esse Universo.
23 - Para Max Webber, o espírito de cada homem movia-se num veio magico-mítico, de primordialidade e interacção com o divino, sendo que o advento a que chama de “desencantamento do mundo” se pôs com a racionalização e o intelectualismo destas mesmas relações entre o homem e o sobrenatural, criando pois a religião e uma forma monopolizada de coerção de um homem sobre o outro, e se Evola ilustra a passagem do espiritual ao sangue, do divino ao guerreiro, Webber fala-nos da passagem do feiticeiro ao sacerdote.
24 - O segundo colapso deu-se quando se trocou o sangue pelo papel e a honra pelo dinheiro. A autoridade abandonou o guerreiro e escolheu o mercador. Com a revolução burguesa, o contrato social deixou de contemplar a fidelidade para abraçar a economia e o utilitarismo. A democracia mascarou a tirania do rico sobre o pobre em bandeiras de liberdade e igualdade. O banqueiro e o industrialista na linha da frente das nações europeias. Até que, com a exaltação das classes baixas, o ideal passa a ser o trabalho e apenas o trabalho, nunca o acto livre, independente, o trabalhar e nunca o Agir.
25 - A entrada do capitalismo, do mundo dos negócios e da instrumentalização mercantil e a doença visceral pela propriedade, numa visão do mundo sem poesia, magia, ou espiritualidade, vem contaminar a Europa.
26 - O capitalismo que hoje vivemos, ou o comunismo que outros vivem, é uma variação mal estruturada e desenvolvida do anarquismo, variação em que o maior gangue tomou e deve tomar controlo.
27 - O problema da Torre de Babel é que foi construída para cima, em direcção ao mundo dos reflexos, e não para baixo, onde se encontram as estrelas.
André Consciência
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