*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 30 de julho de 2023

Comemoração do aniversário de nascimento do autor Munshi Premchand em Goa

 Para marcar a ocasião, Dhaee Aakhar Goa apresentará uma leitura de seu conto 'Sadgati' na Biblioteca Central do Estado de Krishnadas Shama, Pangim, em 31 de julho de 2023...


O grupo de arte e cultura de Goa, Dhaee Aakhar Goa, em associação com a Biblioteca Central do Estado de Krishnadas Shama, Pangim, comemorará o 143º aniversário do renomado escritor hindi, Munshi Premchand, em 31 de julho de 2023.

Na ocasião, haverá leitura de seu conto Sadgati, na biblioteca. A história será narrada por Ramita Gurav e Mamata Verlekar.

Alguns fundos

Dhanpat Rai Srivastava, mais conhecido por seu pseudónimo, Premchand, foi um dos escritores mais famosos da literatura hindustani moderna. Escritor célebre e pioneiro da ficção em hindi e urdu, ele foi um dos primeiros autores a escrever sobre as castas e a situação difícil das mulheres e dos trabalhadores na sociedade indiana na década de 1880.

Premchand publicou sua primeira coleção de contos em Soz-e-Watan em 1907. Também tem mais de uma dúzia de romances, cerca de 300 contos, vários ensaios e traduções (de obras literárias estrangeiras para o hindi) em seu crédito.

Dhaee Aakhar é uma confluência de escritores, poetas e académicos que trabalham em teatro experimental, literatura e música.

Ramita Gurav, professora adjunta de Hindi no St Xavier's College, Mapusa, é PhD em Teatro Hindi Contemporâneo. Ela apresentou literatura e teatro e traduziu contos do escritor concani e premiado com o prémio Jnanpith, Damodar Mauzo.

Mamata Verlekar possui mestrado em hindi e é professora assistente de hindi na Escola de Línguas e Literatura Shenoi Geombab, Universidade de Goa. In “Gomantak Times” - Goa

Onde: Biblioteca Central do Estado de Krishnadas Shama, Sankruti Bhavan, Pangim

Quando: 31 de julho de 2023

Horário: 16h30

Sem comentários: