*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Timor-Leste – Portugal ajuda em várias frentes

Portugal tem apoiado aos esforços do Governo de Timor-Leste na sequência das cheias do passado dia 4 de abril, que atingiram os 13 municípios do país, sendo a capital, Díli, a mais afetada...


A atuação da Cooperação Portuguesa consiste num conjunto de intervenções, quer de resposta imediata, quer no apoio mais estruturante, com o objetivo de apoiar a população timorense afetada e ajudar na reconstrução. Em termos de resposta de emergência, foram já mobilizados mais de 100 mil euros.

Neste âmbito, Portugal tem estado a apoiar, através da Embaixada de Portugal em Díli, a população desalojada, correspondendo às necessidades imediatas identificadas pelas entidades locais, nomeadamente da Proteção Civil de Timor-Leste, e em articulação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Têm sido entregues bens essenciais, nomeadamente alimentares, de higiene, bem como colchões e utensílios de utilização doméstica indispensáveis à sobrevivência das famílias e cuja reposição permitirá o gradual regresso das famílias a suas casas, uma vez terminados os trabalhos de limpeza, diminuindo dessa forma a pressão sobre os espaços de acolhimento improvisados. Em parceria com o PNUD, foi igualmente assegurada a disponibilização de água potável a populações isoladas, na sequência das inundações.

Contribuindo para suprir as dificuldades dos alunos carenciados da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, foram também entregues géneros alimentares.

Tendo em conta o elevado número de crianças que se encontram nos centros de acolhimento, têm igualmente sido entregues livros e materiais ludo- pedagógicos destinados a essas crianças. No âmbito da Ação Conjunta para a Educação em Timor-Leste (ACETL), a UNICEF mobilizou voluntários para a dinamização de atividades de aprendizagem para as crianças nos centros de acolhimento. Está em curso a preparação do programa, que contará com a participação de alguns docentes voluntários de projetos da Cooperação Portuguesa.

Na medida em que as inundações também provocaram a inutilização de algum do Equipamento de Proteção Individual (EPI) – máscaras cirúrgicas, luvas de examinação não estéreis e luvas cirúrgicas – a respetiva reposição assume um carácter premente, face ao aumento do número de infeções por COVID-19 que se tem vindo a registar.

Portugal está a apoiar a reposição de EPI, no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia, entre Portugal e os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL). A aquisição e colocação local de EPI, no montante global de 75 mil EUR, está a ser operacionalizada através da UNICEF, prevendo-se a sua entrega ao Ministério da Saúde a breve trecho.

Numa segunda fase, após o levantamento das necessidades atualmente a ser levado a cabo pelas competentes autoridades em Timor-Leste, e tendo em conta planeamento das prioridades que vier a ser definido, Portugal pretende apoiar um projeto concreto de reabilitação em domínio considerado estruturante.

Nos projetos de cooperação para o desenvolvimento atualmente em implementação foram adaptados planos e metodologias, de modo a, na medida das possibilidades, dar continuidade às atividades de capacitação, ao mesmo tempo que se apoiam os esforços nacionais para a superação destas circunstâncias inesperadas.

Nos domínios da solidariedade social e inclusão, serão antecipados os apoios anualmente contratualizados para uma maior capacidade de resposta das instituições de solidariedade social na linha da frente, na resposta a esta situação de emergência.

A todas estas ações somam-se as iniciativas de voluntariado de cidadãos portugueses anónimos, que se encontram em Timor-Leste, por motivos pessoais ou profissionais, e que, de forma altruísta e empenhada, têm participado em ações de solidariedade, no apoio direto e imediato às populações, seja na recolha de fundos, na doação de bens essenciais e alimentares ou na preparação de refeições a doar. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo

Sem comentários: