*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Cabo Verde - Reabilitação do Centro Nacional de Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde com apoio de Portugal

 


Cidade da Praia – O Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança de Portugal disponibilizou hoje mais de cinco mil contos para financiar as obras de reabilitação do Centro Nacional de Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF).

O protocolo de cooperação, orçado em 50 mil euros (cerca de 5451 contos) foi rubricado esta manhã por responsáveis dos ministérios da Família e Inclusão Social, de Cabo Verde, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança, de Portugal, e vai permitir a instalação de acessibilidades para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na sede do CENORF.

Para o representante do CENORF, Alberto Afonso, este acto significa mais um passo dos projectos que a instituição tem implementado, sobretudo na adaptação do espaço, que segundo o mesmo, vai colmatar uma das dificuldades existentes a nível de acessibilidade.

Na ocasião, agradeceu as partes envolvidas neste acordo, considerando que neste momento quem sai a ganhar é o povo de Cabo Verde, particularmente as pessoas com deficiência.

Alberto Afonso avançou que o centro passou por algumas dificuldades, mas sublinhou que neste momento estão a ter “o tão almejado espaço”, com acesso e com condições para os utentes, mas também para os colaboradores que terão melhores condições de trabalho.

“Esta assinatura é um presente para Cabo Verde, mas sobretudo para as pessoas com deficiência sendo que no dia 25 deste mês, completamos 15 anos de existência em prol daqueles que estão neste País e que muita das vezes são esquecidos em situações e circunstancias que levam dada as suas deficiências”, referiu.

Por seu turno, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, que destacou “a excelente relação de cooperação” entre os dois países, considerou que se trata de um projecto de “grande relevância” para o País, sobretudo para as pessoas que frequentam o CENORF e que tem tido um papel “muito importante” ao longo desses anos.

“Congratulo-me com a celebração deste protocolo, com certeza que no próximo ano teremos a oportunidade de celebrar também com o apoio de Portugal e Cabo Verde um novo acordo para os anos seguintes”, mencionou, realçando que este apoio terá um impacto directo junto das pessoas que mais necessitam, particularmente as pessoas com deficiência.

Por outro lado, o director geral do Planeamento Ordenamento e Gestão, do Ministério da Família, Mário Marques, considerou que este acordo vai permitir e criar condições a nível de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Centro Nacional de Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde destina-se a prestação de serviços especializados em matéria de ortopedia e reabilitação, direcionados a pessoas com deficiência de predomínio físico, motor ou multi-deficiência congénita e adquirida de qual quer idade, provenientes de todas as ilhas do arquipélago.

As obras de reabilitação arrancam na próxima segunda-feira, 09, e terão a duração de dois meses. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários: