“A relação do piloto anônimo” é uma completa descrição da viagem de Pedro Álvares Cabral às Índias, incluindo a descoberta do Brasil. A coleção, que inclui outros cinco volumes, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Escritos sobre os Novos Mundos (FAPESP), em parceria com a FEU (Fundação Editora da Unesp) e com a Academia Portuguesa da História.
Aceda à obra aqui.
Ainda que o relato lançado pela Coleção não se enquadre na categoria de documentos raros (um dos critérios que guia a coleção), conta com poucas edições e, infelizmente, a mais conhecida e adotada –– aquela preparada por Sebastião Morato, e divulgada por Jaime Cortesão –– tem inúmeras supressões, acréscimos e problemas de tradução (a primeira edição conhecida foi publicada em italiano).
Ao preparar a edição, o grupo Escritos sobre os Novos Mundos procurou solucionar tais problemas e colocar à disposição de docentes e discentes de diferentes níveis, nestes tempos de pandemia e ensino à distância, uma versão digital cuidada e acessível de um documento fundamental para o entendimento da história da expansão marítima e do descobrimento Brasil.
A coleção Memória Atlântica, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Escritos sobre os Novos Mundos (FAPESP), em parceria com a FEU (Fundação Editora da Unesp) e com a Academia Portuguesa da História, tem como propósito oferecer gratuitamente ao público, especializado ou não, acesso a edições digitais de documentos e obras raras da cultura luso-brasileira.
As edições, que abarcam documentos inéditos, obras nunca antes publicadas em português e obras cujas impressões estão hoje inacessíveis, são precedidas por uma introdução histórica, composta por um ou mais especialistas, e seguida da versão integral do escrito, anotada e com ortografia e pontuação modernizadas. In “Mundo Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário