*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
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NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 27 de março de 2020

Carta da Zambézia


O centro da pandemia está actualmente na Europa. Chega ajuda da Rússia e da China à Itália. Sinais evidentes de que as democracias ocidentais não estão preparadas para situações críticas. Preocupadas apenas com eleições, e em dar aos eleitores aquilo que os seus egos desejam, a fim de se perpetuarem no poder, descuidam o lado coercivo da governação. Pendem para as liberdades pessoais, em detrimento do bem colectivo, bem mais complexo que o pessoal. Iludidos em falsa ideia de desenvolvimento progressivo infinito, esbarram abruptamente com a realidade. Não despendem com a prevenção, mas antes com regalias, sejam para as suas vidas pessoais, enquanto governantes, sejam para aqueles que como tal os legitimam. Endividam-se para dar o que não podem. Só vêem numa dimensão: em frente, não olham os lados; atrás, só o que lhes convém.
O Mundo chegou a um ponto crucial da sua existência. Há que parar e meditar. Parar é inevitável, meditar fica ao nosso arbítrio. Esta pandemia está a demonstrar à humanidade que, para além da liberdade individual, há a coerção. Somos livres; porém, também condicionados. Há que perceber que tudo tem limite. Que a vida individual não é eterna, que as excentricidades dos egos não são o fundamento da vida humana, que a vida colectiva é muito mais duradoura, e muito mais séria; que há limites para tudo, até para o prazer, até para a liberdade.
A «Natureza» para quem não ousa, não quer, ou não sabe, dizer «Deus», está-nos a mostrar claramente que se continuarmos nesta curva ascendente de leviandade, de despesismo, de ego-excentricidade, de ganância, iremos sofrer consequências, tanto mais graves quanto maior a curvatura. Não podemos sacrificar a industria nacional a uma industria nacionalista, a Chinesa, só porque produz mais barato e compra bancos, serviços públicos e empresas caídas em situação deficitária por sucessivas gestões partidárias despesistas e perdulárias. Não podemos sacrificar o comércio local a um comércio globalizador, o Chinês, só porque nos compra dívida pública.
Uma economia asfixiada é como um corpo que não respira, que desfalece e morre. Há que repensar os moldes da nossa democracia. Há que estabelecer padrões que garantam a vitalidade das realidades locais. Há que repensar a política bancária que favorece vilões e vilanias de apregoados génios económicos. Há que acabar com «paraísos» fiscais, cientes de que o «Paraíso» é uma realidade exclusiva de um qualquer «outro mundo» que não este. Paradoxalmente, em nome da liberdade, tornamo-nos cada vez menos livres.
Este modelo de democracia não mais pode ser plenipotenciário. Para tal, a Constituição tem de ser repensada por todos os elementos da sociedade; não só os partidos — no fundo, minorias matemáticas, se considerarmos as abstenções e os votantes dos outros partidos —, mas também as associações religiosas, corporações, associações, sindicatos, autarquias, enfim, os «cidadãos», ou melhor, o «povo», termo menos reduzido à dimensão de «cidade». Uma ampla discussão nacional. Pensar não só em nós, não só nos nossos filhos, mas nos nossos netos, bisnetos e gerações vindouras, herdeiras do bem e do mal que lhes leguemos. Pensar não só em nós, mas também nos outros, nos povos de além-pátria que, como nós, nas suas respectivas pátrias, formam a raça humana. Como se pode entregar uma economia, que deveria ser nacional, a um elemento estranho, ele próprio uma nação? Uma nação que não esconde a sua pretensão à hegemonia global? O mesmo para a agricultura, a pesca, a saúde, a tecnologia.
Esta pandemia está a coagir as pessoas a ficar em casa, em «quarentena». Ora, «quarentena» é um termo que se aplica a um qualquer número de dias, mas que deriva de algo muito mais profundo, os «quarenta» dias de isolamento de Moisés na montanha, ao fim dos quais trouxe as placas da Aliança. A «quarentena» não é para se passar por ela levianamente. É para que nada volte a ser como era! É um retiro forçado para nos levar a pensar no que somos, de onde viemos, para onde vamos, com quem estamos, e sobretudo, o que deixamos.

Vila Junqueiro (Gurué)
Zambézia, Moçambique
Mário Vieira

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