![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5YzuY8yiwIWbF7QXIev1jW7tfsYAfmHKURgBAZG_-UolKKbi_VstSCztle6tLzx11YAptm2cLdGcTsD1xBSGxcf9VyLmiJBpJwmK9KcHlfQJT-TL2OcpZEJsjVY0Xz-b3mvGsfQApp3ns/s200/Rainer+Daehnhardt)
Organizada pelo Núcleo de Amigos do Elmo de D. Sebastião e coordenada pelo historiador Rainer Daehnhardt, irá decorrer no próximo dia 20 de Maio uma homenagem à Rainha Santa Isabel, ao V Império e ao Culto do Espírito Santo, os “três pilares associados à lusa identidade”, na Quinta Wimmer em Belas.
“O evento terá lugar no bosque dos carvalhos sagrados onde, assim reza a história, Viriato enterrou a sua espada invicta”, podemos ler no convite. O evento terá uma duração estimada em quatro horas (das 14:00 às 18:00) e contará com uma exposição composta por 20 vitrinas com peças ligadas às temáticas acima referidas (14:00), uma largada de sete pombas brancas do pombal de Vítor Tirano (14:45), música ao vivo a cargo de Alexandre Gabriel (Harpa Endovélica, 15:00) e do Coro de Mafra, que irá cantar em latim, português e alemão (15:30).
Às 16:00 inicia-se um ciclo de conferências a cargo de Carlos Dugos (“Santa Isabel, Rainha de Portugal”), Carlos Sebastião Silva (“O V Império”) e José de Almeida (“O Culto do Espírito Santo”). A homenagem é de acesso livre, a título gratuito, e cada um dos visitantes presentes “será oferecido um alfinete com uma miniatura da Rosa Isabelina com sua lágrima em forma de pérola; para futura memória”. Os primeiros 120 participantes a chegar ao local receberão também “um pequeno castanheiro para plantarem em qualquer parte do país, em homenagem à Rainha Santa Isabel. Com isso se evocará o seu espírito de dar sem nada pedir. Trata-se de uma gentil oferta da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, trazida de Trás-os-Montes por Raimundo Maurício.”
Nas palavras do coordenador, e anfitrião, Rainer Daehnhardt: “No bom espírito isabelino É TUDO DE GRAÇA. Não se pede, nem se aceita dinheiro, apenas que se AME PORTUGAL e que se respeite a memória de D. SEBASTIÃO, que se tenha carinho para a Rainha Santa Isabel, que se oiça com atenção acerca do V. IMPÉRIO e que se veja como (principalmente nos Açores) gente lusa tem mantido a fidelidade ao CULTO DO ESPÍRITO SANTO, embora que esta decisão não agradasse aos poderes estabelecidos.
HÁ QUEM ACREDITE NO FUTURO DE PORTUGAL, num Portugal SÃO e POSITIVO onde se AJUDA SEM NADA PEDIR EM TROCA e se COMPARTILHA de cara alegre.” O evento irá decorrer na Quinta Wimmer, Estrada Nacional 117, ao km 10, em Belas (Portugal).
Sem comentários:
Enviar um comentário