*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 8 de abril de 2012

Pela dignidade da presença portuguesa na Ásia

PARA SUBSCREVER:
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=1235


Mobilização da sociedade portuguesa e do Estado português para as comemorações condignas do V Centenário da Chegada dos Portugueses ao Sudeste-asiático e China.1. Aproveitamento do Capital Histórico e Cultural português na Ásia para a Diplomacia Económica portuguesa; 2. Reforço dos laços das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes cimentando as suas lealdades à Pátria Portuguesa, como elo estratégico de ligação de Portugal à Ásia; 3. Numa era de economia globalizada e do agravamento da crise na Europa, Portugal tem de diversificar os seus pontos de apoio e de cooperação económica internacional, nomeadamente junto das regiões mais prósperas e de multissecular relação com Portugal, o Sudeste-Asiático e Macau-China; 4. Numa era em que toda a Política Externa de qualquer Estado é baseada no puro realismo político, por mais idealista que se afirme, Portugal não pode delegar a terceiros para a defesa dos seus próprios permanentes e superiores interesses nacionais; 5. Em 2011 o Estado português já falhou as Comemorações do V Centenário da Chegada dos Portugueses a Myanmar (Birmânia), à Tailândia, à Malásia (Malaca) e Singapura. Em 2012 não poderá falhar as Comemorações da Chegada dos Portugueses à Indonésia, a Timor-Leste, ao Cambodja e ao Vietname. Em 2013 não poderá falhar as Comemorações do V Centenário da Chegada dos Portugueses à China; 6. Numa era em que a Alemanha, a França, a Holanda, o Reino Unido, os EUA, a Austrália, a Espanha, a Itália entre outros estão fortemente apostados nos mercados das tradicionais esferas de influência portuguesa na Ásia-marítima, Portugal não pode permitir que seja ultrapassado e esquecido, até porque constitui uma janela de Liberdade para Portugal; 7. A memória dos feitos heroicos portugueses pela Ásia-marítima é bem mais viva junto das populações locais do que de entre os portugueses de Portugal e tem repercussões positivas no relacionamento comercial com Portugal; 8. A relação pioneira de Portugal com a Ásia-marítima é também um trunfo de Portugal junto da União Europeia e do Mundo ocidental; 9. Urge que a população portuguesa e o Estado português estejam sensibilizados com horizontes mais alargados e se comprometam na defesa e promoção dos permanentes e superiores interesses nacionais à escala global; 10. Concertação portuguesa com o mundo lusófono para maior cooperação nas regiões asiáticas marítimas e em próspero desenvolvimento e crescimento.

Sem comentários: