O MIL: Movimento Internacional Lusófono vem expressar o seu mais veemente apoio a esta proposta que, de resto, faz expressamente parte da nossa Declaração de Princípios e Objectivos – como se pode ler no ponto XVI desta: «Criar um Programa “Agostinho da Silva” que promova a circulação dos estudantes das nações lusófonas, de licenciatura e pós-graduação, nas universidades do espaço lusófono, começando por Portugal e Brasil.»
Independentemente do nome que venha a ter esse Programa – nós reiteramos a sugestão “Agostinho da Silva” –, pensamos que ele será fundamental para promover a convergência lusófona: pela troca de saberes e de experiências de vida e pelo maior mútuo conhecimento que irá proporcionar entre todos os lusófonos, desde logo entre os mais jovens, aqueles que, mais libertos dos ressentimentos do passado, mas disponíveis à partida estão para trilhar esta caminho comum da convergência lusófona, numa base de liberdade e fraternidade, concretizando assim o sonho de Agostinho da Silva.
Recordamos, por fim, que o MIL tem apoiado expressamente todos as medidas que visam o reforço dos laços entre os países lusófonos – no plano cultural, social, económico e político – e que, a respeito do ensino, tem seguido também com toda a atenção esta área: não só defendendo o intercâmbio de estudantes, como de professores, bem como propondo o reconhecimento mútuo dos títulos académicos. Neste mês, de resto, no dia 18, na nossa sede (R. Mouzinho da Silveira, 23, Lisboa), iremos promover mais um Debate Público sobre “Os 15 anos da CPLP” – agora, precisamente, sobre “Cooperação Lusófona no Ensino”.
MIL: Movimento Internacional Lusófono
www.movimentolusofono.org
7 comentários:
Do ponto de vista estratégico para a convergência lusófona, sem dúvida "Agostinho da Silva" é a melhor solução. No entanto, talvez, do ponto de vista de adequação histórica, o mais justo talvez fosse para "Fernão de Oliveira". Reparemos algumas características tão diversas e universais deste homem, algumas da quais no topo do mundo daquela época, de tal forma que trabalhou e foi requisitado por estrangeiros.
1) Filosofia e Teologia
2) História: Maravilhoso o escrito em que ele "prova" que D. Afonso Henrigues não foi o primeiro rei de Portugal.
3) Língua e gramática: escreveu a primeira gramática portuguesa, muito moderna para a época.
4) Engenharia: Escreveu um dos primeros tratados de construção Naval.
5) Estratégia de guerra, sobretudo naval: Escreveu vários livros e muito consultado para este efeito.
6) Talvez um dos mais corajosos e visionário dos direitos humanos:
6.1) Claramente contra a escravatura
6.2) Contra o meio desproporcionado do uso bélico mesmo no caso de guerra justa.
7) Grande defensor da portugalidade.
AGOSTINHO DA SILVA É A PESSOA INDICADA EM FACE DE SEU HISTÓRICO PARA COM MUNDO LUSÓFONO.
VITORINO MORGADO - BRASIL
Sem dúvida que este programa, independentemente do nome que viesse a ter seria uma mais valia na educação não apenas dos estudantes dos países lusofonos menos desenvolvidos em termos de ensino que viessem a estudar em países como Brasil ou Portugal, mas também para aqueles que destes fossem para paises menos desenvolvidos, mas que como sabemos têm um grande potencial, onde eles veriam novas realidades e quem sabe contruiriam laços que contribuissem para o concretizar desse potencial no futuro.
Apoio a Declaração do MIL, de Apoio, ao “Erasmus Lusófono".
E principalmente apoio o Programa “Agostinho da Silva”. Integrante da Declaração de Princípios e Objectivos do MIL.
Concordo com o " Programa Agostinho da Silva".
Abraço Mil
Carlos Carreira
Todo o apoio ao "Erasmus Lusófono" e levantar bem alto Agostinho da Silva como Bandeira.
Enviar um comentário