*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BANHO DE CHEIRO



Origens:
Na verdade este banho tem origens diversas:orientais,africanas ou caboclas.
Nasceu do medo ancestral do mau-olhado ou ziquizira,como uma proteção contra os feitiços e maldições.
Pode ser também um banho perfumado para o bem estar de quem o toma,como se usa nos países orientais.
Estes são feitos com ervas e cascas,flores e essências e resinas,pois têm o poder de conservar a felicidade,afastar a má sorte e desamarrar negócios encrencados.
Os trevos,ervas e cipós são pisados ,as raízes e paus são ralados e postos numa bacia com água,guardados até a hora do banho,que não pode ser”hora grande”:meio-dia, seis da tarde ou meia-noite.
Se for banho de descarrego para tirar mandinga forte é melhor tomar antes do sol nascer.
Primeiro toma-se um banho normal de asseio e só depois o banho de cheiro que pode ser uma bacia cheia de ervas esmagadas,na verdade sete ervas:arruda,alecrim,manjericão,malva rosa,malva branca,manjerona e vassourinha.
Secar o corpo sem enxugar.
Existem banhos que se toma cabeça e tudo e outros que,de jeito nenhum pode-se molhar a cabeça;todos têm seus preceitos rigorosos.
Tem,sim,várias indicações,cada uma para um fim;alguns,as ervas têm que ser fervidas e o banho,tépido;outros,as ervas são esmagadas e o banho,frio;cada orixá tem seu preceito e para cada necessidade,um banho recomendado.
No banho de cheiro nunca se usa sabonete ou toalha.
O poderoso “banho de sete forças” que restaura as energias combalidas e tira qualquer força negativa é feito com a raiz da jurema,folhas de malva branca,manjericão,hortelã,alecrim,arruda e capim santo.Ferver tudo;macerar as ervas ,coar e deixar dormir no sereno três noites;tomar o banho antes do nascer do sol.As madrugadas adequadas são as de Ano Bom,Sábado de Aleluia,S.João, Natal e Ascensão do Senhor.

O melhor dia para o banho é a sexta-feira,fora das” horas grandes”
Espero ter lhe ajudado e sempre estarei a seu dispor,inclusive nas “simpatias” e rezas fortes ,na Bahia.

*Miriam de Sales Oliveira é escritora baiana, autora do livro "A Bahia de Outrora" de onde foi extraído esse texto.

Sem comentários: