“Moçambique está interessado nas energias renováveis e Portugal pode representar um papel muito importante. A minha vinda aqui é para procurar mais empresas portuguesas a entrarem na produção em Moçambique, na área económica, que é isso nos pode ajudar a combater a pobreza”, disse Armando Guebuza.
O Presidente moçambicano visitou esta manhã o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Loures, onde conheceu a maior central fotovoltaica do mundo em zona urbana, e o parque eólico da Serra de El Rei, em Peniche.
No final da visita, Armando Guebuza considerou que Portugal é um parceiro na área das energias renováveis, e adiantou que o trabalho desenvolvido nesta área mostra que os dois países podem “trabalhar juntos para potenciar Moçambique”, sobretudo ao nível da electrificação rural, onde é “importante criar” pólos de energia renovável junto às pequenas povoações.
“Temos grandes custos de transporte de energia. Isso é muitíssimo caro. Temos que continuar a fazer isso mas não podemos chegar a todas as povoações utilizando esse método de imediato. Por isso estas energias renováveis podem ajudar a acelerar o processo de electrificação rural”, garantiu.
Fonte: Notícias Lusófonas
Sem comentários:
Enviar um comentário