Et Si Tu N'Existais Pas, Joe Dassin, 1975
70 - A humildade é um atributo que só pode ser adquirido pela presença da Natureza, quando a mesma ultrapassa a virtualidade e a civilização.
71 - No Renascimento imaginaram-se grandes cidades radiais, com praças centrais, baseadas em leis, por exemplo, astrológicas, seguindo-lhe (à astrologia) uma aplicação prática, em modelo do macrocosmo.
72 - No século XIX as cidades estão superpopuladas. No século XX o Urbanismo.
73 - O técnico de determinada área nunca pode ser, no presente, o dirigente da mesma.
74 - O industrialismo afasta, o quanto pode, o trabalhador do produto final.
75 - A minha geração confronta o niilismo (mas ainda não de modo heróico – niilismo heróico).
76 - A espera tornou-se no inferno, para a minha geração. A relação amorosa e familiar não é diferente da ingestão das fast foods. Já não se esperam cartas. Já não se fazem filhos. Amanhã já não se faz amor. Já não se reúne no café, depois do jantar. Se o fizer, não se esqueça de ter a música demasiado alta.
77 - Faça compras a partir de casa. Trabalhe a partir de casa. Namore a partir de casa. Brinque a partir de casa (que isto não venha a cansar a criatividade, compre-se um videojogo). Conviva a partir de casa. Aprenda a partir de casa. Viaje a partir de casa. E faça filhos no meu consultório clínico.
78 - A educação está com falta de mães (as mães estão ocupadas a fazer amor com máquinas – há muitos tipos de máquinas). A minha geração enfrenta este vácuo. Esta revolta. Não há a mulher depois, as mulheres já não se conhecem, devem para isso, procurar outra mulher - as mulheres também não tiveram mães - e elas só o começam a descobrir agora.
79 - Façam dos próximos, bombeiros. Porque a sua melhor esperança é serem uma geração de bombeiros (fazer da ausência de limites um atributo virtuoso).
80 - Ou faça de si próprio – certas tribos só tinham palavra para “nós”, nós para “mim” - um Deus, infrinja todas as limitações, seja seu próprio pai e mãe, compre uma cadeira de rodas. O poder está na sua mão. Não esqueça a pornografia. Caso, ainda assim, se sinta incompleto, torne-se ar(au)tista.
81 - A lira insubmissa lamenta, submissa, submissa só de modo a enganar a passividade. Ela cantará, em breve, uma esperança que nenhuma geração ainda conheceu. Guiará os homens a descobrimentos nem por mar nem por terra, mas a descobrimentos entre a terra e o mar.
André Consciência
Sem comentários:
Enviar um comentário