O MISTÉRIO
Não são os Astecas ou os Atlantes; não é a imortalidade, nem mesmo a infinitude do Universo; o Triângulo das Bermudas não o é; os buracos negros não o são; e sim as Mulheres: elas são o maior mistério que já existiu!
Ninguém conhece a profundidade do coração de uma mulher, enquanto limitamos nosso amor. Subestima-se o alcance de sua força, enquanto desfalecemos sem energia. Despreza-se o valor de sua vida, enquanto morremos em nós mesmos. Exalta-se a sua beleza, sem compreendê-la. Anulamos a voz das mulheres, enquanto proferimos sandices.
O homem é primitivo ainda, e um tolo. Diz conhecer as mulheres e as não ama como elas são; diz entendê-las e as não trata como aquelas em quem elas podem se tornar.
O Lar é a base de uma nação próspera e grandiosa. A mulher é o alicerce desse Lar. As mães são o símbolo físico da perpetuidade da Vida - no plano espiritual - e da perenidade do Amor no coração de todos os filhos. E todos somos filhos.
Todos somos, de alguma maneira, dependentes de uma mulher. Às vezes, até, de mais de uma. Sejam pretos ou brancos; jovens ou velhos; cristãos ou não; todos estão sob o domínio fascinante da Mulher. Mesmo que não reconheçam isto.
Quando dizemos que as mulheres são difíceis, complexas, é por não compreendermos sua natureza divina, simples e bela.
Quando uma mulher chora (e pensamos ser ela uma fraca e tola criatura), é por estarmos num estado de torpor mental; não entendemos que é sua sensibilidade moldando-lhe a alma que, de tão sutil, não a vemos: nossa percepção está ofuscada pelo nosso orgulho.
Néscio é o homem que enxerga apenas a fragilidade em sua mulher! Ela o defenderia e venceria qualquer obstáculo em nome daquele a quem ama, com um poder divino tão extraordinário, que a vergonha o consumiria.
Que ser magnífico é a Mulher! E depois de tudo isto, nós ainda tentamos imaginar quem são elas!? Por que tão belas e misteriosas ao mesmo tempo? Quem entende as mulheres?
Quando eu souber, terei descoberto o mais belo mistério...
César dos Anjos
Autor de poemas, contos, microcontos e crônicas.
Mantém os blogs de Literatura:
http://cesardosanjos.blogspot.com/
http://sistemapoetico.blogspot.com/
1 comentário:
Que homenagem linda as mulheres!!! Muito obrigada.
Enviar um comentário