Foi detido no passado dia 14,às 7:00 horas, na cidade de Cabinda, do engenheiro Barnabé Paca Peso, 40 anos de idade, activista cívico da extinta Mpalabanda e empresário.
Engenheiro Bayó, como é vulgarmente conhecido, encontrava-se em sua casa, sita no bairro 4 de Fevereiro, quando apareceu a Polícia que imediatamente procedeu a uma busca à sua residência.
Não tem qualquer informação se ao detido foi exibido um “Mandado de Captura”, nem tão pouco sobre as acusações que pesam sobre ele.
Presume-se que a detenção seja à pretexto do ataque protagonizado pela FLEC contra coluna militar que transportava a equipa do Togo em Janeiro último. Até ao momento, não tem informações sobre seu o paradeiro.
A detenção surge num momento em que o regime reforçou a segurança em todo o tarritório de Cabinda. Os activistas ligados à extinta Mpalabanda são vítimas de intimidações por parte dos serviços de inteligência angolana (Sinfo), muitas vezes camufladas, sob a forma de pressões, ameaças, detenções sabiamente alimentadas.
Ao mesmo tempo surgem rumores da identificação de um fornecedor de armas à FLEC, cujos passos têm sido seguidos pelos serviços de inteligência angolana que podem entregá-lo à morte a qualquer momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário