*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Português na Ásia





Feliz Natal para todos! E deixem-me dizê-lo na minha língua materna: Maligayang Pasko sa inyong lahat!

Um amigo português deu-me este link para conferir. Acho muito interessante já que procuro mesmo temas relacionados com a situação da língua portuguesa aqui na Ásia. Eu no meu caso, posso dizer que é assim mesmo porque até aqui nas Filipinas recebo trabalhos de tradução (graças ao meu amigo) das agências de recrutamento que enviam trabalhadores filipinos para Angola... agradeço-lhe ao Português! =)

Aqui se segue uma descripção do documentário:

O documentário “Além de Nós” é uma viagem sobre a importância estratégica da língua portuguesa em algumas partes do mundo.

Na Ásia, a língua de Camões é uma raridade linguística. Assim muitos jovens chineses aprendem o português nas universidades para garantir um emprego bem pago em empresas com negócios em África ou no Brasil. Na universidade de Xangai, os estudantes conseguem ser fluentes ao fim de dois anos, como Leonor que nunca tendo lido um romance em português encontra na internet as novelas e as canções em moda em Portugal.

Em Macau, Lao e Inácia acreditam que ainda vale a pena estudar para ser professora de português. A divulgação da língua portuguesa é hoje maior na antiga concessão do que há dez anos, altura em que Macau passou a estar sob soberania da China. Essa valorização da língua está relacionada com a globalização e os interesses económicos da China e de potências emergentes como o Brasil e Angola.

Por favor clique no link abaixo para assistir o video:
RTP - ALÉM DE NÓS

3 comentários:

Roberto Moreno disse...

No referido documentário, há a seguinte afirmação: - "No Brasil, por exemplo, está a ser implementada uma universidade afro-brasileira na pequena cidade de Redenção, segundo um projecto do próprio Lula da Silva. Visa a formação de quadros dos Palop num esforço para fortalecer as relações do Brasil com o resto do mundo lusófono".

Entretanto, é bom salientar que: - As duas universidades que o Brasil irá lançar, são, em parte, ideias da Fundação Geolíngua. - A GEO-Universidade foi apresentada ao Presidente Lula e ao Gilberto Gil, em 2002 e 2003, respectivamente. (antes da criação da UNILA e a UniCPLP )

Também foi apresentado e entregue, em mãos, vários GEO projectos ao Presidente Hugo Chaves e, ao Sr. Don Armando Dougan Champion, assessor do Presidente da Guiné-Equatorial. (nomeadamente os projectos GEO-Universidade”, GEO Saúde, GEO Segurança … entre outros)

Todos os GEO projectos, onde se inclui a GEO Universidade são a nível IBEROFONO. - E, totalmente autosustentáveis, pois será utilizado o revolucionário conceito de ENDOECONOMIA, criado pela Fundação Geolíngua.

Para maiores informações, entrar em contacto com Roberto Moreno - (351) 966054441 - geo@geopress.org - www.geopress.org

Klatuu o embuçado disse...

FELIZ NATAL, amigo!

Abraço MIL

MSVG disse...

Feliz Natal também! E agora Prospero Ano Novo! =)