A próxima Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve realizar-se a 18 de Julho, em Bissau, segundo proposta da Guiné-Bissau, país anfitrião do encontro
"Contamos com a honrosa presença de vossa excelência a fim de, colectivamente, podermos dar mais um passo significativo no fortalecimento dos laços de cooperação que unem os nossos países, e na transformação da CPLP numa verdadeira comunidade de povos irmãos e solidários", acrescentou.
A Guiné-Bissau assumirá na próxima cimeira a presidência rotativa da CPLP por dois anos, sucedendo a São Tomé e Príncipe.
Outras fontes da CPLP confirmaram à Lusa que a data agora proposta para a realização da cimeira é 18 de julho, antecedida da habitual reunião de Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros, a 17, dia do aniversário da criação daquela organização.
A data inicialmente proposta, de acordo com as mesmas fontes, foi 07 de julho, mas esta não era possível de conciliar com as agendas dos chefes de Estado e de Governo dos nove Estados-membros.
A última cimeira decorreu em agosto de 2023 em São Tomé e Príncipe, país que sucedeu a Angola na presidência da organização.
Além da Guiné-Bissau, são Estados-membros da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. In “Expresso das Ilhas” – Cabo Verde com “Lusa”
Sem comentários:
Enviar um comentário