*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Macau - 155 alunos frequentam curso de português pré-universitário

 

Um total de 155 alunos do ensino secundário estão a frequentar o curso de Português pré-universitário, de quatro anos, lançado este ano pela Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), indicou Choi Man Chi chefe do Departamento do Ensino Não Superior. As informações foram avançadas na 1ª reunião plenária ordinária de 2024 do Conselho de Educação.

Segundo Choi Man Chi, através deste curso, os alunos podem participar em actividades de experiência do Português que cruzam diversos anos escolares, em campos de Verão e receber apoio para o exame de nível de Português. Além disso, afirmou, algumas instituições de ensino superior portuguesas lançaram em conjunto um plano de prosseguimento de estudos junto de estudantes de Macau.

Já a chefe da Divisão de Cooperação e Intercâmbio do Ensino Superior, Tam Sio Wa, garantiu que a DSEDJ vai continuar a organizar a deslocação das instituições de ensino superior de Macau ao Interior da China, a Portugal, à Malásia, à Tailândia, ao Vietname e outros países e regiões, “para realizarem intercâmbio com instituições de ensino superior e educativas e culturais desses locais”.

A directora substituta do Centro de Difusão de Línguas da DSEDJ, Leong Lai San, também apresentou os trabalhos relacionados com o ensino da Língua Portuguesa. Sublinhando que o ensino não superior foi promovido como ponto de entrada para a aprendizagem da Língua Portuguesa, acrescentou que foram lançados cursos diversificados “no sentido de expandir o grupo de alunos interessados pela aprendizagem”.

Através do aprofundamento da cooperação educativa com as instituições de ensino superior de Portugal, foram também lançados planos de prosseguimento de estudos, destinados a alunos de Macau. A DSEDJ criou também uma página electrónica, de modo que alunos e encarregados de educação possam inteirar-se das informações sobre o prosseguimento de estudos em Portugal.

No início da reunião, o chefe do Departamento de Recursos Educativos, Tang Wai Keong apresentou o rumo da elaboração do regime de desenvolvimento profissional do pessoal docente do ensino não superior. Com vista a implementar as exigências de diversas leis, foram iniciados os trabalhos sobre a elaboração deste regime, “de forma a articular eficazmente com as necessidades educativas e de desenvolvimento das escolas e apoiar o desenvolvimento profissional do pessoal docente”, frisou.

O encontro foi presidido pela presidente do Conselho de Educação e Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong U, tendo Kong Chi Meng, director da DSEDJ e vice-presidente do Conselho estado também presente. Da agenda constaram ainda temas como o relatório sobre os trabalhos relativos à optimização do sistema de gestão das instituições de ensino superior e o relatório sobre o plano de trabalho da promoção e cooperação externa do ensino superior de Macau. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários: