Segundo Choi Man Chi, através deste curso, os alunos podem participar em actividades de experiência do Português que cruzam diversos anos escolares, em campos de Verão e receber apoio para o exame de nível de Português. Além disso, afirmou, algumas instituições de ensino superior portuguesas lançaram em conjunto um plano de prosseguimento de estudos junto de estudantes de Macau.
Já a chefe da Divisão de Cooperação e Intercâmbio do Ensino Superior, Tam Sio Wa, garantiu que a DSEDJ vai continuar a organizar a deslocação das instituições de ensino superior de Macau ao Interior da China, a Portugal, à Malásia, à Tailândia, ao Vietname e outros países e regiões, “para realizarem intercâmbio com instituições de ensino superior e educativas e culturais desses locais”.
A directora substituta do Centro de Difusão de Línguas da DSEDJ, Leong Lai San, também apresentou os trabalhos relacionados com o ensino da Língua Portuguesa. Sublinhando que o ensino não superior foi promovido como ponto de entrada para a aprendizagem da Língua Portuguesa, acrescentou que foram lançados cursos diversificados “no sentido de expandir o grupo de alunos interessados pela aprendizagem”.
Através do aprofundamento da cooperação educativa com as instituições de ensino superior de Portugal, foram também lançados planos de prosseguimento de estudos, destinados a alunos de Macau. A DSEDJ criou também uma página electrónica, de modo que alunos e encarregados de educação possam inteirar-se das informações sobre o prosseguimento de estudos em Portugal.
No início da reunião, o chefe do Departamento de Recursos Educativos, Tang Wai Keong apresentou o rumo da elaboração do regime de desenvolvimento profissional do pessoal docente do ensino não superior. Com vista a implementar as exigências de diversas leis, foram iniciados os trabalhos sobre a elaboração deste regime, “de forma a articular eficazmente com as necessidades educativas e de desenvolvimento das escolas e apoiar o desenvolvimento profissional do pessoal docente”, frisou.
O encontro foi presidido pela presidente do Conselho de Educação e Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong U, tendo Kong Chi Meng, director da DSEDJ e vice-presidente do Conselho estado também presente. Da agenda constaram ainda temas como o relatório sobre os trabalhos relativos à optimização do sistema de gestão das instituições de ensino superior e o relatório sobre o plano de trabalho da promoção e cooperação externa do ensino superior de Macau. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”
Sem comentários:
Enviar um comentário