*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 15 de outubro de 2023

Guiné-Bissau - Domingos Simões Pereira anuncia a descentralização das sessões parlamentares para todas as regiões do país

 Bissau – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), anunciou, na passada terça-feira, em Catió, região de Tombali no sul do país, que num futuro breve haverá uma “descentralização” das sessões parlamentares para todas as regiões com o propósito de auscultar os problemas sociais que afetam a população.

Segundo O Democrata, o líder do parlamento Domingos Simões Pereira preferiu esta declaração aos jornalistas no final de uma reunião de concertação com as populações provenientes de diferentes zonas da região de Tombali, que contou com a presença de deputados eleitos naquela região, nomeadamente nos círculos eleitorais, 1 e 2, bem como a presença do governador e membros do gabinete do Presidente da ANP.

“Uma das coisas que vamos discutir no plenário da sessão da ANP, é uma proposta no sentido de cada sessão parlamentar ser dedicada à situação social de uma das regiões do país, ou seja, se vamos reunir durante cinco semanas caso haja condições, devemos reunirmo-nos quatro semanas em Bissau e dedicarmos a semana seguinte a uma das regiões do nosso país, para darmos oportunidade às populações para assistirem e debaterem com os deputados da nação”, disse.

A deslocação do líder do parlamento guineense às regiões do país visa essencialmente auscultar e inteirar-se dos reais problemas com que se deparam as populações e que posteriormente serão objeto do debate na próxima sessão parlamentar de novembro.

Simões Pereira sustenta que um deputado não pode apenas marcar presença no seu círculo eleitoral, no momento das eleições legislativas, sublinhando que é fundamental marcar a presença no seu círculo eleitoral no sentido de interagir sempre com os seus eleitores, porque o principal local do trabalho do deputado é no círculo onde foi eleito.

Para Simões Pereira, a governação não é somente um problema do poder, mas também é o diálogo permanente para interagir, porque às vezes, diz, encontram uma pessoa que lhes podem transmitir algo de que não têm conhecimento.

ʺPor isso, eu penso que esta descentralização será muito importante, e haverá um dia em que os 102 deputados da nação sentar-se-ão à frente de 500 pessoas da região de Tombali para discutir os problemas da região, disse”.

Em relação à várias questões levantadas pelas populações durante o encontro que durou pouco mais de duas horas, Simões Pereira falou da necessidade de a Guiné-Bissau realizar eleições autárquicas no sentido de eleger munícipes nas diferentes regiões do país.

O ex-primeiro-ministro e atualmente coordenador da coligação PAI-Terra Ranka, que suporta o governo, prometeu às populações da região de Tombali que vai interpelar o Executivo no sentido de garantir que as autoridades regionais exerçam os seus poderes localmente.

O presidente do Parlamento vai continuar na Região sul do país para efetuar visitas às diferentes instituições públicas de cidade Catió, nomeadamente ao hospital, escolas, à polícia e ao mercado, e, posteriormente, a caravana seguirá para região de Quínara e depois para a região de Bolama-Bijagós, com o mesmo objetivo. In “Agência de Notícias da Guiné" – Guiné-Bissau

Sem comentários: