*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Jorge Miranda no dia de Portugal

Braga, 10 de junho de 2022. Decorreram as Comemorações do Dia de Portugal. Com dois discursos fundamentais.  O do Professor Jorge Miranda, Constitucionalista, Presidente da Comissão Organizadora do evento, e o de Presidente da República, Prof . Marcelo Rebelo de Sousa.

Os dois discursos combateram o Nacionalismo, e exaltaram o papel da "arraia miúda" na continuidade da existência dum Portugal independente, alimentando o patriotismo. Notáveis, qualquer deles.

Uma coisa passou quase despercebida na parte inicial da intervenção de Jorge Miranda: a referência a um preceito constitucional que ele, melhor que ninguém, conhece; trata-se do artigo 5, alínea 3 (e citemos: "  O Estado não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de soberania que sobre ele exerce, sem prejuízo da retificação de fronteiras"). Jorge Miranda concretizou mesmo, na sua alocução:«...Dia de Portugal, Portugal com território historicamente delimitado no Continente Europeu, como se  lê no artigo 6.º da Constituição, para incluir Olivença e os arquipélagos Atlânticos dos Açores e da Madeira...»

É verdade que Jorge Miranda se queria referir ao artigo 5º, e não 6.º, como se demonstra pelo contexto. Um erro desculpável.

O importante, aqui, é que se referiu Olivença. Onde decorria  uma comemoração específica, com a participação de algumas individualidades de destaque, evento amplamente divulgado, mas também amplamente ignorado..Onde se liam textos em Português, e onde se cantava em Português . Num momento de profunda intimidade lusófona.

O Professor Jorge Miranda foi a voz que quebrou este inexplicável silêncio. Só por isso, merece aplausos.


Estremoz, 11 de junho de 2022
Carlos Eduardo da Cruz Luna

1 comentário:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Jorge Miranda esteve bem, na sua intervenção feita no passado dia 10 de Junho, ao referir-se a Olivença e ao recordar que aquela terra é parte de Portugal. Porém, e infelizmente, esteve mal num outro âmbito, tão ou mais importante:

https://olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/o-10-de-junho-a-lingua-portuguesa-e-a-379680