*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Espanha promove feira universitária dedicada a alunos do Brasil e dos PALOP

 

A Espanha realizará na quarta e quinta-feira uma feira virtual em que promoverá as suas universidades junto dos alunos brasileiros e dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), segundo fontes diplomáticas.

Denominada “Estudar na Espanha”, a feira acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro e será realizada em formato virtual para facilitar o acesso a todos os alunos do Brasil e dos países lusófonos de África, interessados em estudar em Espanha.

No total, 18 universidades públicas e privadas espanholas apresentarão uma ampla oferta acadêmica através nos seus stands virtuais.

  “O objetivo da feira ‘Estudar na Espanha’ é a divulgação do potencial da Espanha e da sua rede de instituições de ensino superior como destino preferencial e de qualidade para alunos de diversos países”, indicou a Embaixada espanhola em Brasília, em comunicado.

O evento é da responsabilidade do Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE), vinculado ao Ministério das Universidades, em colaboração com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, o Instituto Cervantes, o Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña) e do ICEX (Espanha, Exportação e Investimentos).

“Os alunos que visitarem esta feira terão uma oportunidade única de obter informações em primeira mão sobre as universidades participantes, bem como programar encontros privados com as diferentes instituições presentes, e tudo isto através de uma plataforma virtual que recria com perfeição a experiência do visitante numa feira presencial”, acrescentou o comunicado, frisando que a inscrição é gratuita.

De acordo com os dados divulgados pela Embaixada espanhola, o Brasil é um dos países americanos com maior nível de investigação e crescimento no número de matrículas universitárias, com “quase 8,5 milhões de alunos no ensino superior”.

Os focos de interesse dos estudantes brasileiros que escolhem Espanha são os programas de doutoramento ou duplo mestrado, com parte dos estudos num país e a sua conclusão em outro, especialmente os que conferem dupla graduação.

Em 2020, Espanha recebeu mais de 4440 alunos, de acordo com as estatísticas de internacionalização da educação universitária do Ministério das Universidades espanhol. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”

Sem comentários: