Díli – A Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) formou, desde o ano 2000, data da sua inauguração, um total de 17 mil graduados, sendo que 16.688 pertencem aos cursos de bacharelato e licenciatura, 149 de cursos de pós-graduação e 163 de mestrado.
O novo Reitor da UNTL, João Soares Martins, disse que a instituição universitária possui nove faculdades com 40 cursos de bacharelato e licenciatura e um programa de pós-graduação e pesquisa, com 15 cursos de pós-graduação e mestrado.
“A UNTL dispõe de mais de 550 docentes, 400 dos quais permanentes. Conta igualmente com 447 funcionários administrativos, dos quais 363 permanentes e cerca de 25 mil alunos matriculados”, afirmou o reitor no seu discurso, no âmbito da sua tomada de posse, na Faculdade de Engenharia, Ciência e Tecnologia, em Hera.
Segundo João Martins, a UNTL, através dos seus recursos humanos e da sua capacidade intelectual, deverá sempre estar disponível para ser autora de desenvolvimento, incluindo do desenvolvimento económico sustentável do país.
O reitor recordou, por outro lado, que desde 2000, a UNTL tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do país.
“Através dos seus mais de 16 mil graduados, dos quais muitos exercem funções não apenas no setor público, mas também no setor privado ou como agentes autónomos, e, não ignorando, também, que muitos estejam desempregados, o papel desempenhado pela UNTL tem sido determinante”, afirmou.
“Devemos estar preparados para sermos os agentes de tal metamorfose, para dirigirmos a mudança, para sermos protagonistas da renovação. Não podemos, no entanto, deixar que esta transformação nos mude. Devemos ser nós a mudar o mundo”, concluiu.
A UNTL foi criada no ano de 2000 por iniciativa dos ex-docentes da Universitas Timor Timur e da Politeknik Díli em resposta a diversos desafios e exigências que surgiram no ensino superior em Timor-Leste logo após o referendo de 1999, mas que, por diferentes motivos, tem estado a funcionar sem estatuto legal próprio, devidamente aprovado e publicado. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”
Sem comentários:
Enviar um comentário