*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Suíça - Português cria sítio para “informar e ajudar”

“Emigrar para a Suíça” é o nome do portal online criado pelo português Samuel Soares, que promete apoiar e informar a comunidade portuguesa residente na Suíça e todos quantos queiram emigrar para o país. O jovem portimonense, de 30 anos, engenheiro civil de profissão, criou a plataforma online “Emigrar para a Suíça”, há pouco mais de um ano, com o objetivo principal de partilhar informações práticas, em português, ligadas à emigração

“Sempre achei que faltava informação em português relacionada com a emigração em geral”, afirmou à Lusa o autor do projeto, salientando que grande parte dos emigrantes portugueses residentes na Suíça têm dificuldades com a língua local.

“Quando criei a página não dispunha de muito tempo livre e não era muito regular nas minhas publicações. No entanto, com a covid-19 e, durante o confinamento, reparei que existia uma falta de informação em português referente à pandemia. Foi aí que comecei a publicar regularmente informações sobre o assunto que pudessem ser úteis”, descreveu.

O engenheiro e administrador do sítio "Emigrar para a Suíça" relatou que conseguiu reunir cerca de 9000 seguidores em menos de um ano graças aos artigos publicados durante a quarentena.

“Durante o confinamento publiquei muitas informações relacionadas com a pandemia, traduzindo para português as informações que iam sendo publicadas na página da Confederação Suíça para que os portugueses pudessem estar informados sobre o avançar da situação”, adiantou.

Segundo o administrador da página, o número de pedidos vindo de portugueses que pretendem viver na Suíça são cada vez maiores. “As questões que surgem são sempre as mesmas, são relacionadas à procura de casa, à busca de emprego, às autorizações de estadia prolongada e tudo o que esteja ligado à vida na Suíça”, disse.

“Ao longo destes anos tenho vindo a ajudar muitos portugueses em diversas áreas, de forma gratuita, nomeadamente a escrever cartas, por exemplo. Sempre gostei de ajudar, e vi nas redes sociais uma oportunidade para criar este projeto e conseguir assim chegar a toda a comunidade portuguesa residente na Suíça”, comentou.

“Por enquanto trabalho sozinho, sou eu quem trata da gestão da página, da pesquisa de informação, assim como da tradução dos textos publicados nas diferentes redes sociais. Para além desta componente informativa, a ideia é tentar desenvolver parcerias, nomeadamente com agências de emprego, seguradoras e muitas outras áreas, com vista a garantir uma melhor integração dos portugueses no seu país de acolhimento”, acrescentou.

A página reúne um conjunto de informações sobre vários assuntos ligados à atualidade, emprego, habitação, seguros obrigatórios, formação e muitas outras temáticas de interesse comum, em português.

O portal encontra-se acessível através das redes sociais Facebook Instagram e o administrador promete novidades até ao fim do ano. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo  com “Lusa”

Sem comentários: