*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Moçambique – Recebe apoio de Portugal para o combate à covid-19 em Nampula

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal anunciou nesta quarta-feira um apoio de 250 mil euros para o combate à pandemia de covid-19 na província de Nampula, norte de Moçambique.

Augusto Santos Silva anunciou a ajuda falando através de um vídeo gravado e transmitido durante a cerimónia simbólica de entrega do apoio, que decorreu em Maputo, nas instalações do Ministério da Saúde de Moçambique.

“É mais um sinal do nosso empenhamento no apoio aos nossos irmãos moçambicanos neste esforço que tem o objetivo comum de derrotar a pandemia”, declarou o governante português.

Augusto Santos Silva avançou que a ajuda enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Por seu turno, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Amélia Paiva, disse na cerimónia que o referido plano está orçado em cerca de três milhões de euros e foi aprovado no dia 19 de junho.

Amélia Paiva sublinhou que o documento contempla dois eixos: a disponibilização de recursos financeiros e materiais para o combate ao novo coronavírus, formação e investigação.

O plano contempla 96 ações de formação de pessoal médico e a disponibilização de 800 mil itens de material médico e proteção individual.

“Temos de trabalhar em conjunto para ultrapassar este difícil momento. Portugal está e estará com Moçambique neste desafio comum”, frisou Amélia Paiva.

No âmbito da luta contra a covid-19, prosseguiu, o Governo português já desembolsou 130 mil euros através da Organização Mundial da Saúde (OMS) e 30 mil euros por via do Programa Alimentar Mundial (PAM) destinados a atividades de nutrição e adaptação de programas de alimentação escolar que cessaram com o encerramento das escolas moçambicanas devido a covid-19.

No mesmo sentido, Portugal já tinha antecipado o desembolso de 250 mil euros para o Fundo de Apoio ao Setor de Educação (FASE), disse Amélia Paiva.

Por seu turno, o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, considerou oportuna a ajuda financeira anunciada hoje para a província de Nampula, assinalando que este ponto do país é um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19.

“Esta doação não só vem a tempo para dar resposta aos desafios naquela província como é a demonstração da solidariedade de Portugal para com Moçambique”, frisou Armindo Tiago.

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais 117 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 4764 casos, de acordo com o boletim diário sobre a pandemia.

O total de mortes (28) mantém-se inalterado e houve mais 48 recuperados, elevando o total de casos que ultrapassaram a infeção para 2763, ou seja, 58% do registo acumulado. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”

Sem comentários: