*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 21 de junho de 2020

Moçambique - Universidade Pedagógica de Maputo recebe equipamento digital

A Huawei-Mozambique, uma subsidiária do grupo Huawei Technologies, da China, formalizou ontem a doação de equipamento que faz parte do projecto de criação da Academia Huawei ICT no recinto da Universidade Pedagógica (UP) - Maputo.

Trata-se de uma placa conversora de fibra óptica, um comutador (switch) que possibilita a conexão de computadores em rede e um routeador (router).

Numa vídeo-conferência em que participaram o reitor daquela instituição de ensino superior, Jorge Ferrão, e o director-executivo da Huawei-Mozambique, Wu Ku, além de oficializar a oferta, a mesma serviu para apresentar o actual estágio da criação da Academia Huawei ITC, que se prevê entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021.

Falando durante a interacção, Ferrão explicou que o material vai apoiar na instalação de um laboratório de redes e capacitar e certificar estudantes e docentes da UP-Maputo, usando o currículo e as ferramentas de treinamento autorizadas da multinacional.

Além de outros itens, a parceria existente entre a UP-Maputo e a Huawei-Mozambique estabelece a formação anual de pelo menos 20 estudantes em matéria de redes, o que, para Ferrão, constitui um passo muito importante para tornar aquela instituição pedagógica num centro de referência nacional e regional em pesquisa sobre educação e formação de pós-graduação.

Reconheceu que nos últimos tempos as novas tecnologias ocupam, cada vez mais, um lugar de relevo, no mundo, e constituem um factor de vantagem competitiva para toda a instituição. Com a criação da Academia Huawei ICT, de acordo com Ferrão, a UP-Maputo vai dar um importante passo para se tornar numa universidade que utiliza os recursos digitais no caminho da concretização do Plano Tecnológico de Digitalização.

Por seu turno, Wu Ku disse que a UP-Maputo é uma das melhores instituições de ensino superior no país, pelo que há muita expectativa em cooperar na instalação da academia.

O director-executivo da Huawei-Mozambique referiu que constitui visão da Huawei prestar apoio em desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, incluindo a formação da juventude, sendo que esta é encontrada sobretudo nas instituições de ensino.

O donativo é resultado de um acordo específico assinado, em 2018, entre a Huawei-Mozambique e a UP-Maputo, bem como das relações de cooperação estabelecidas há mais de 15 anos entre ambas instituições. O equipamento vai servir para o treinamento de estudantes e técnicos no uso de tecnologias Huawei. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários: