*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 31 de maio de 2020

Portugal - Concurso para construção do Museu da Língua Portuguesa em Bragança pronto para publicação

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, anunciou na passada terça-feira que o processo do concurso público internacional para a construção do Museu da Língua Portuguesa está concluído e prestes a ser publicado.

Trata-se da maior obra dos próximos anos na cidade de Bragança, com um valor de nove milhões de euros mais IVA, e de um equipamento único em Portugal, sendo este o segundo museu dedicado à Língua Portuguesa, depois do existente no Brasil, como destacou o autarca.

Depois de anos de polémica com o concurso de ideias, e sucessivos atrasos nas previsões, Hernâni Dias garantiu hoje que “o projecto do Museu da Língua está na fase de lançamento do concurso”, depois de na reunião de câmara de segunda-feira ter sido aprovado o programa do procedimento, desde o caderno de encargos à aprovação do júri.

“O que significa que vai ser colocado o concurso internacional, com um valor de cerca de nove milhões e meio de euros sem IVA, e que estará dentro de pouco tempo devidamente publicado para que os concorrentes possam vir a apresentar as suas propostas”, concretizou à Lusa.

O autarca acredita que estão reunidas as condições para se cumprir a expectativa do município, dono da obra, de iniciar os trabalhos em novembro, com um prazo de construção de 18 meses, o que significa que o museu deverá estar pronto em 2022.

O presidente da Câmara reconheceu que este processo, com mais de 10 anos, tem sido “complexo, desde a fase inicial, em que foi pensado o projecto até à aquisição do próprio espaço onde vai ficar instalado, nos antigos silos da EPAC, em Bragança”.

O município levou “cerca de um ano e meio, dois anos” a negociar a compra dos silos à Direção Geral do Património, que acabou por se concretizar com um valor de 613 mil euros.

Seguiram-se estudos e projectos e pelo meio o polémico concurso de ideias, em 2017, contestado por uma das empresas concorrentes.

O presidente da Câmara revelou hoje que a empresa seguiu com o processo para a via judicial e que, já em 2018, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela deu razão ao município.

O concurso que se segue é para a construção do equipamento que o autarca aponta como “marcante, não só para Bragança, para a região, e também para o país”.

“Porque estamos a falar de um equipamento único a nível nacional, com um volume financeiro para suportar a sua construção, relevantíssimo e a temática subjacente será seguramente algo de muito importante e que atrairá muita gente quando estiver construído”, afirmou.

Os estudos realizados estimam, segundo a autarquia, que “em 2025, se verifique um resultado global anual na ordem dos 3,3 milhões de euros” de impacto na economia local.

As expectativas do presidente da Câmara estão agora centradas nas propostas que irão chegar para construção do equipamento.

“Sabemos que é um processo exigente, nomeadamente ao nível dos conteúdos e também uma componente técnica ao nível da construção que obrigará a muitas especificidades, que estão vertidas já no projecto de construção, mas em obra é aí que veremos efectivamente aquilo que vai sair e a forma como a empresa que vier a ficar com o projecto conseguirá dar seguimento ao que está no papel”, indicou.

A ideia da criação deste espaço idêntico ao que existe no Brasil surgiu, em 2009, nos colóquios da Lusofonia organizados em Bragança.

O projecto contempla a recuperação dos antigos silos de Bragança, um novo corpo acoplado e conteúdo expositivo com financiamento comunitário assegurado para “50%” do custo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu o patrocínio da Presidência ao projecto, numa visita a Bragança, em 2016. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”

Sem comentários: