*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 13 de outubro de 2019

Moçambique – O inimigo não tem rosto



Pemba – O bispo da diocese moçambicana de Pemba alerta que “haverá fome em Cabo Delgado”, no norte do país, como consequência dos ataques que “continuam de uma forma violenta”, mesmo com a presença das Forças de Defesa e Segurança.

“Tenho visitado as comunidades e, algo que vai acontecer muito triste, haverá fome em Cabo Delgado porque as regiões onde estão a acontecer os ataques as pessoas não estão a fazer mais machamba [terreno agrícola], não estão a trabalhar por medo”, disse D. Luiz Lisboa

O bispo de Pemba afirma que se “criou uma situação muito grave” em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique, onde os ataques e a destruição duram há dois anos e “ninguém sabe” quem são os responsáveis.

“Várias vezes disseram que é um grupo, quem governa são três indivíduos que foram presos mas não para porquê”, questiona.

D. Luiz Lisboa salienta que “a verdade é que o inimigo não tem rosto”, o Governo Central “tem atuado”, envia as tropas de defesa e segurança para a região, e o governador da província que “tem muito boa vontade, tem visitado as comunidades, ido ao encontro das populações”.

“As forças de defesa e segurança estão lá mas os ataques continuam de uma forma violenta, a queimar casas, as pessoas ficam sem lugar, a matar pessoas inocentes, matam gente trabalhando na machamba, ultimamente têm atacado carros de transporte público, que é uma tristeza muito grande”, desenvolveu.

Neste contexto, o bispo da capital da província de Cabo Delgado lamentou que “algumas vozes teimam” em dizer que a situação está sob controlo mas “não é verdade”.

O sítio online “Vatican News” divulga ainda que o Ministério da Defesa Nacional de Moçambique informou que as forças governamentais em Cabo Delgado destruíram um acampamento de um destes grupos armados na região de Mbau, entre os rios Messalo e Muera, no Distrito de Mocimboa da Praia, em combates desde segunda-feira. “Agência Ecclesia”

Sem comentários: