*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cabo Verde - Candidaturas das Reservas de Biosfera das Ilhas do Fogo e Maio entregues na Unesco

Cidade da Praia – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, mostrou-se convicto na aprovação pela Unesco das candidaturas das Reservas de Biosfera das Ilhas do Fogo e Maio, “tendo em conta a qualidade do trabalho realizado até agora”.

Gilberto Silva manifestou esta convicção à imprensa, à margem da apresentação das fichas de candidatura da Reserva de Biosfera das Ilhas do Maio e do Fogo pelo Ministério de Agricultura e Ambiente, através da Direcção Nacional do Ambiente, que aconteceu na cidade da Praia.

O governante explicou que a proposta será “muito bem avaliada” e que com o aval positivo da Unesco, as duas ilhas, assim como todo o arquipélago, “terão maior promoção”, mais procura, seja para o turismo, seja para a investigação, mas também mais investimentos.

“Estaremos também a ganhar uma elevação de toda uma consciência ambiental ecológica mais madura, num desenvolvimento harmonioso das nossas ilhas”, avançou.

Segundo disse, Cabo Verde ganha ainda “maior experiência na gestão das reservas de biosfera” na preparação dos novos dossiês, sustentando que a ideia “não é parar” pelo Fogo e pelo Maio, mas sim, avançar com propostas de outras ilhas no futuro.

Já o director nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, esclareceu que as fichas que irão ser submetidas à Unesco são as descrições dos sítios candidatos, o seu valor ecológico e ambiental, valores culturais também existentes, das questões patrimoniais e dos diferentes interesses económicos em cada uma das regiões.

“É conjugar esses valores e definir como juntar tudo isto para promover um desenvolvimento sustentável”.

Conforme referiu, os critérios de avaliação são muitos e os “mais importantes estão nesta candidatura”, apontando que “a biodiversidade do arquipélago é representativa” com a sua região geográfica, com um desenvolvimento humano bastante importante.

“Há uma tendência muito positiva de que o país está a trabalhar fortemente com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

Cabo Verde irá entregar as fichas de candidatura da Reserva Biosfera das Ilhas do Maio e do Fogo hoje, 14 de Outubro de 2019, em Paris, representado pelo director nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, e de um representante consular local. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários: