A ministra da Cultura do Brasil disse hoje em Lisboa que chegou o momento de o Brasil se aproximar dos portugueses não só culturalmente, mas também nos campos empresarial e tecnológico, sobretudo pelo momento de crise económica que Portugal atravessa.
Segundo a ministra, o Brasil deveria ajudar Portugal neste momento mais difícil da crise económica, através de mais parcerias empresariais e citou a Embraer como um bom exemplo de investimentos de empresas brasileiras em Portugal.
Marta Suplicy está em Lisboa para inaugurar o "Espaço Brasil", no âmbito do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil, que está a decorrer desde setembro em ambos os países com uma programação que abrange as áreas da cultura, economia e turismo.
O "Espaço Brasil" vai abrir ao público em Lisboa, na sexta-feira, na LX Factory, em Alcântara.
Até 10 de junho de 2013, o "Espaço Brasil" pretende ser, segundo a sua organização, "o centro cultural do Brasil contemporâneo em Lisboa", com uma programação que atravessa várias áreas da criação artística e também irá promover a gastronomia brasileira.
O "Espaço Brasil" recebeu um investimento de cinco milhões de reais (1,8 milhões de euros) da Embratur (órgão de turismo oficial brasileiro) e será utilizado até final de 2013.
Segundo o comissário do Ano do Brasil em Portugal, António Grassi, o "Espaço Brasil" poderá, eventualmente, manter-se depois de terminada a iniciativa.
Marta Suplicy referiu ainda que o momento que Portugal atravessa torna "mais difícil a presença de Portugal no Brasil", no âmbito da iniciativa organizada pelos dois países e que isso é compreensível.
"Nós podemos, sem estar tão cerceados pela crise, trazer um pouco de nós, brasileiros" para Portugal, um pouco de alegria, acrescentou.
Durante a conferência de imprensa, a ministra referiu vários projetos do Governo brasileiro para a difusão da cultura no Brasil, como os projetos CEU (de artes e desportos para populações de baixo rendimento) e as arenas culturais, exposições e atividades que acontecerão durante a Copa da Confederações de futebol (2013) e o Mundial de Futebol 2014.
A ministra brasileira vai estar presente em vários eventos no âmbito da iniciativa do Ano do Brasil em Portugal nos próximos dias e, na segunda-feira tem previsto um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Diário Digital com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário