*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 23 de junho de 2012

Faleceu hoje um Lusófono com L Grande: Joaquim Evónio

Joaquim Evónio Rodrigues de Vasconcelos nasceu a 3 de Setembro de 1938, na Freguesia de Santa Maria Maior, concelho do Funchal. Teve colaboração dispersa (poesia e/ou prosa) nas revistas Sol XXI, Atlântida, Gazeta de Poesia, Artes & Artes e Límia. Publicou Esboços Pessoanos (poemas sobre desenhos de José Jorge Soares), Ceres Editora, Lda., Ponte de Lima, 1994; Esboços Pessoanos – Pessoan Sketches (poemas sobre desenhos de José Jorge Soares), 2.ª edição, bilingue, revista e actualizada, Universitária Editora, Lda., Lisboa, 1999 e Sombra em clave de sol (contos), Universitária Editora Lda., Lisboa, 1999. Prefaciou as obras Marcello e Spínola – A Ruptura, 1ª edição, Manuel Bernardo, Edições Margem, Lisboa, 1994; Mata-Couros ou As "Guerras" do Capitão Agostinho, Carlos Guiefão, Universitária Editora, Lda., Lisboa, 1998 e marcou presença em várias obras colectivas: Individualismo e Solidariedade Hoje – compilação dos trabalhos premiados nos VI Jogos Florais, edição da Junta de Freguesia de Amora, 1994; Cântico em Honra de Miguel Torga – Fora do Texto – Cooperativa Editorial de Coimbra, Coimbra, 1996; Viola Delta XXII, XXIV, XXV e XXVII, Edição Mic., S.João do Estoril, 1996,1997,1998 e1999; Antologia de Contos, Edição Sol XXI, Carcavelos, 1997; Florilégio de Natal, pelos poetas da Tertúlia "Rio de Prata", Universitária Editora, Lda., Lisboa, 1997,1998,1999; 100 anos – Federico García Lorca – Homenagem dos Poetas portugueses – Antologia, – Universitária Editora, Lda. – Lisboa, 1998;Rimbaud – Revue Semestriel International de Création Littéraire – Éditeur John Donne & Cie. – France, 1998; Homenagem a Ferreira de Castro, pelos escritores da Tertúlia "Rio de Prata", Universitária Editora, Lda., Lisboa, 1998 e Homenagem a Almeida Garrett, pelos escritores da Tertúlia "Rio de Prata", Universitária Editora, Lda., Lisboa, 1999.

Sem comentários: