*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

31 de Outubro, em Alverca: «Noite das Bruxas»

O conceito e a prática do «Halloween» está, tal como outras características marcantes da cultura anglo-americana, e em especial dos EUA, cada vez mais presente no panorama social dos países europeus… e também em Portugal. Para o comprovar basta ver os espaços especiais criados nesta época por algumas grandes superfícies comerciais com roupas e outros acessórios alusivos à noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, em que a abóbora com «rosto» e devidamente iluminada por dentro – a chamada «Jack O’ Lantern» - é habitualmente a imagem mais dominante. Porém, não seria preciso proceder à «importação» de histórias do outro lado do Atlântico para pregar alguns sustos – grandes, médios e pequenos – aos portugueses na véspera do Dia de Todos os Santos…
… Porque no nosso país existe uma longa tradição de narrativas fantásticas adequadas a serem recordadas e relatadas não só nesta data mas também durante todo o ano. E, de hoje a uma semana, isso vai acontecer em Alverca do Ribatejo, mais concretamente no Núcleo Museológico local (extensão, naquela freguesia, do Museu Municipal de Vila Franca de Xira), com uma iniciativa denominada «Noite das Bruxas, Lendas e Mistérios». Anabela Ferreira, coordenadora daquele Núcleo, enunciou e explicou o objectivo do evento: «Esta acção, destinada ao público em geral, nomeadamente às famílias, visa divulgar aspectos da tradição oral de Alverca do Ribatejo, em larga escala desconhecida das gerações mais novas e daquelas pessoas que, embora residentes na freguesia, não conhecem o seu património imaterial. Para além das lendas conhecidas, como a da moura encantada da mina do castelo e a da moura/santa que fez brotar a água da fonte do Choupal, nesta acção é possível falar de outros mitos, cuja recolha oral temos vindo a realizar ao longo de vários anos e cuja investigação nos tem permitido conhecer melhor a importância da tradição oral e da recolha da mesma, de um modo lúdico e cativante para as várias gerações que pretendemos receber.»
O início da «Noite das Bruxas, Lendas e Mistérios» está marcado para as 21 horas. A entrada é livre, embora sujeita a marcação prévia – mínimo de 10 e máximo de 30 participantes.

Sem comentários: