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MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
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NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

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Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

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"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Angola - Linha férrea entre a estação do Bungo e o Novo Aeroporto Internacional prevista para Março de 2019


A abertura da segunda linha dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), que vai ligar a estação do Bungo ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) e cujas obras começaram em Setembro de 2016, está prevista para Março de 2019



A informação foi avançada pelo porta-voz dos CFL, António Osório, que, citado pelo Jornal de Angola, lembrou que os trabalhos em curso, envolvem, além da própria linha, a construção de seis novas gares e de um parque de oficinas, situadas em Catete, município de Icolo e Bengo, na província de Luanda.

Estão ainda previstas 10 novas locomotivas múltiplas diesel, com uma capacidade para o transporte de 7000 passageiros.

"As novas locomotivas terão uma configuração diferente das actuais, por serem modernas, ligeiras e velozes e transportam um maior número de pessoas", expôs.

Sobre a conclusão de obras, Augusto Osório lamentou que a construtora não esteja a cumprir o prazo previamente estabelecido, por também se ter ressentido da crise económica e financeira que o país atravessa.

"Se tudo correr bem, penso que até Março de 2019 ficam concluídas as obras", afirmou.

O porta-voz do CFL disse ainda que, na capital, são principalmente os funcionários públicos e privados, estudantes, comerciantes e, sobretudo, pessoas que fazem o transporte de mercadoria de Luanda para os outros municípios e vice-versa os que mais fazem uso regular do Caminho-de-Ferro de Luanda.

De recordar que em Setembro, no dia 03, foram assinados contratos no valor de 283 milhões de dólares, entre o Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) e os Caminhos-de-ferro de Luanda (CFL), a Alemanha e a China, que vendem as locomotivas, e Espanha, que vai financiar a construção do parque de oficinas.

O acordo prevê, igualmente, a prestação de assistência técnica durante dois anos às 10 locomotivas, provenientes da Alemanha e da China. A assistência inclui a manutenção das locomotivas e a formação de maquinistas, bem como dos técnicos de manutenção dos equipamentos.

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, o embaixador de Espanha em Angola, Manuel Ruigómez, divulgou que as oficinas serão equipadas com material tecnológico de ponta e que vão criar mais de 100 postos de trabalho directos e indiretos.

O contrato para a aquisição das 10 novas locomotivas à Alemanha e à China, que vão circular no troço Bungo/Baia, na província de Luanda, foi assinado pelo INCFA e pelo consórcio de empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola.

Já o novo aeroporto internacional de Luanda situa-se em Viana, 40 quilómetros a sudeste da capital, estando prevista a sua abertura em 2020, se os prazos forem cumpridos.

O NAIL será um dos maiores aeroportos de África, com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano e ocupando uma área de 1.324 hectares.

Vandalização e amontoados de lixo preocupam Caminhos-de-ferro

O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do CF, Augusto Osório, disse ainda que a constante vandalização dos comboios é um motivo de grande preocupação e de prejuízos para a empresa.

"Infelizmente, a população invade o espaço legalmente constituído para o Caminho-de-ferro para outras actividades que colocam em causa a segurança dos comboios e das pessoas".

"O CFL e as administrações e a polícia trabalham juntos na prevenção e repressão mas verificamos que as coisas continuam", referiu.

De acordo com o porta-voz do CFL, os constantes apedrejamentos aos comboios, para além de danificarem os vidros e as carruagens, também têm como resultado ferimentos graves dos passageiros, maquinistas e revisores dos bilhetes. In “Novo Jornal” - Angola

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