*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Polícia angolana confirma morte de 13 fiéis da seita em confrontos com efectivos

Polícia angolana confirma morte de 13 fiéis da seita em confrontos com efectivos


A Polícia Nacional angolana confirmou hoje a existência de 13 mortes entre fiéis da seita religiosa "A Luz do Mundo" nos confrontos da semana passada no Huambo, que provocaram ainda nove óbitos entre agentes policiais.
 
A informação foi avançada aos órgãos locais, na província angolana do Huambo, pelo segundo Comandante Geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Paulo de Almeida, que reagia às informações sobre a morte de centenas de pessoas, na operação de captura do líder da referida seita, igualmente conhecida por "Kalupeteca".
O incidente ocorreu a 16 de abril, no município da Caála, quando os agentes da Polícia Nacional, incluindo o comandante municipal, tentavam capturar Julino Kalupeteca, líder da referida seita - ilegal e que advoga o fim do mundo em 2015 - após confrontos também na província de Benguela, que terminaram igualmente com a morte de outro polícia.
Segundo Paulo de Almeida, as 13 pessoas mortas não são inocentes, porque estariam envolvidos nos confrontos com os agentes da ordem, por serem "os ditos seguranças do líder da seita e autores dos assassínios".
"Os 13 mortos são franco-atiradores, pertencentes à guarda do Kalupeteca, que tinham por objetivo neutralizar e desestabilizar a operação", disse Paulo de Almeida, durante uma formatura geral, também citado hoje pela agência de notícias angolana, Angop.
O oficial destacou o profissionalismo dos agentes mortos, já que poderiam ter sido mortas mais pessoas.
"Temos que destacar estes grandes camaradas, que, durante confrontos de três horas com os fiéis seguidores do tal Kalupeteca, souberam poupar vidas humanas de crianças, mulheres e velhos", frisou o segundo Comandante Geral da Polícia Nacional.
"Muitos não sabem o que se passou na localidade de São Pedro Sumé e dizem que fomos negligentes. Repito, foram três horas de confronto e a polícia não podia reagir para não matar civis enganados pelo Kalupeteca", acrescentou.
Entretanto, num comunicado, o Governo Provincial do Huambo acusou a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição angolana, de ter orquestrado um plano político para ser executado pela seita "A Luz do Mundo".
O documento, igualmente citado pela Angop, refere que o plano "com muitos traços que identificam a atuação política da UNITA" tinha como objetivo levar as populações a abandonarem as suas residências, para se fixarem nas matas, sobretudo nas ex-bases militares daquela força política.
O governo do Huambo afirma ainda que no âmbito do mandado de captura, emitido pela Procuradoria-Geral da República, as autoridades encontraram no morro do Sumé "muito material de propaganda da UNITA, incluindo cartões de membros dessa organização, recentemente emitidos e assinados pelo seu secretário provincial, Liberty Chiyaka.
Contudo, já na segunda-feira, a UNITA tinha negado em comunicado qualquer envolvimento no confronto, depois de divulgadas imagens de material de propaganda daquele partido no acampamento da igreja e face a acusações de dirigentes políticos sobre o envolvimento.
No mesmo documento, a direção do partido liderado por Isaías Samakuva manifestava "revolta pelas tentativas de envolvimento do nome da UNITA numa situação que nada tem a ver com ela", considerando-as "irresponsáveis, descontextualizadas e imbuídas de má-fé".
Diário Digital com Lusa

Sem comentários: