*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 7 de junho de 2014

Brasil vai reformar sistema educativo e investir 10% do PIB na educação

Brasil vai reformar sistema educativo e investir 10% do PIB na educação

A Câmara de Deputados do Brasil aprovou terça-feira um plano que estabelece meta e estratégias para o setor educativo nos próximos 10 anos, entre elas a previsão de investir em educação o equivalente a 10% do PIB até ao final da década.

Após a aprovação do Senado e da Câmara de Deputados, o texto deverá ser agora sancionado pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff.
O Plano Nacional de Educação, aprovado por 268 votos a favor e 118 contra, prevê que o investimento em educação aumente gradualmente até 2024, alcançando o equivalente a 10% do PIB anual, o que traduz quase o dobro do investimento atual, calculado em 5,3%.
Diário Digital / Lusa

2 comentários:

Paulo Pereira disse...

A situação da educação do Brasil é muito triste. Tenho três filhos no ensino público.

Há regiões em que a falta de recursos é o problema, mas o principal problema é o sistema pedagógico mal estruturado e baseado num fundamentalismo pedagógico horrível. Vai ser difícil corrigir um montão de vícios e manias... Eu tive de ensinar a minha filha a ler (em 4 dias, já não aguentava mais) senão ela nunca mais aprendia...

João Paulo Barros disse...

Foi muito trabalhoso conseguir que o Governo Federal e o Congresso Nacional concordassem em mudar o sistema escolar brasileiro. Porque para a oligarquia brasileira, pessoas capazes de refletir, de formar opinião própria, de ter senso crítico, são grande ameaça. Só que o "feitiço se voltou contra o feiticeiro" e a elite econômica está enfrentando o problema da falta de mão de obra especializada, que ameaça o sucesso econômico e financeiro do Brasil. Além da falta de mão de obra especializada, tem também o problema da baixa produtividade do trabalhador brasileiro médio. Ou seja, a oligarquia cometeu um erro catastrófico achando que ia se dar muito bem mantendo as massas na pobreza e muitos na miséria. Agora querem correr atrás do prejuízo que eles mesmos causaram. Por falta de educação escolar e também familiar adequadas, a criminalidade cresceu muito no Brasil a ponto do Poder Público já não conseguir controlar a situação. O pior mal que a classe política brasileira causou ao povo brasileiro foi sucatear a educação escolar e não se ater à negligência dos pais e das mães na educação familiar em muitas famílias brasileiras. Vocês Portugueses, Angolanos, Moçambicanos, Guineenses, Cabo-Verdianos, São-Tomenses, Timorenses, Macauenses, Galegos, Goenses e outros talvez não fazem ideia do quanto a classe política do Brasil maltrata o povo brasileiro, o quanto o brasileiro comum sofre nas mãos da oligarquia.