A Associação Empresarial de Portugal (AEP) iniciou hoje a sua
primeira missão empresarial à Indonésia, na qual participam seis
empresas portuguesas das áreas da madeira, cerâmica, cortiça, gás,
mármore e granito e ourivesaria e joalharia.
"Esta missão à Indonésia era muito desejada já há algum tempo. Vimos
que o mercado da Indonésia, como quarto país mais populoso do mundo,
devia apresentar perspetivas muito boas para as nossas empresas", disse a
responsável pela área internacional da AEP, Maria Helena Ramos, em
declarações à Lusa em Jacarta.
Na comitiva seguem responsáveis das empresas Vicaima, Cifial, Amorim
Cork Composites, Luís Amorim Unipessoal e Alexandrino Pais Leitão,
enquanto a representante da Topázio realiza a viagem numa data posterior
devido a incompatibilidades de agenda.
Os trabalhos iniciam-se com uma apresentação do mercado, seguida de
visitas a pontos de venda relacionados com os produtos das empresas na
comitiva e de três dias de reuniões diretas entre os empresários
portugueses e representantes de 40 empresas indonésias.
Na agenda está ainda incluída uma reunião entre a AEP e a Câmara de
Comércio e Indústria da Indonésia e um encontro da comitiva com o
embaixador português em Jacarta, Joaquim Moreira de Lemos.
A missão é organizada em parceria com a Câmara de Comércio e
Indústria Portugal-Indonésia e a Agência para o Investimento e Comércio
Externo de Portugal (AICEP) e conta ainda com a colaboração de uma
consultora indonésia privada.
"Apostamos muito nas parcerias locais e conseguimos arranjar um
parceiro local privado que está a apoiar-nos no desenvolvimento de
contactos, porque as nossas ações estão focalizadas numa perspetiva
muito comercial", justificou Maria Helena Ramos.
Embora reconheça que "a Indonésia é um mercado com alguma distância" e
que esta primeira missão é "exploratória", Maria Helena Ramos destaca
que as seis empresas já têm experiência na exportação e estão
disponíveis para iniciar negócios com empresas dos setores público ou
privado no curto prazo.
A visita realiza-se no âmbito do plano de promoção externa 'Business
On The Way 2013' da AEP, que "está muito direcionado para os mercados
extracomunitários" e que conta com apoios do Quadro de Referência
Estratégico Nacional (QREN), segundo a mesma responsável.
Apesar dos receios quanto ao desempenho das economias emergentes e da
queda da rúpia indonésia, acompanhada de inflação e de uma diminuição
do otimismo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
(OCDE) prevê que a maior economia do Sudeste Asiático cresça em média
6% entre 2014 e 2018.
A Indonésia tem uma população de cerca de 245 milhões e é um país
rico em recursos naturais, como gás e petróleo, sendo um dos principais
fornecedores mundiais de borracha, cacau, café e óleo de palma.
@SAPO Timor-Leste
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