MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia
Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/
"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)
A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)
Agostinho da Silva
1 comentário:
Caro Renato, você tocou num assunto que eu gosto. :)
Eu mesmo não me considero “religioso” e sim “espiritualizado mas, imperfeito”. Sim, eu creio no Deus dos Hebreus, da Bíblia, e creio em Jesus, o Nazareno. Mas, não sou testemunha em nenhuma Igreja ou instituição do Cristianismo, deixei de ser Católico faz anos, e também já fui Evangélico mas tal sistema religioso também me decepcionou. :( Aquelas pessoas que me consideram “vira-casaca” simplesmente não viram o que eu vi, e se algum dia virem, farão o mesmo que fiz. Isto que eu escrevi até aqui foi só a introdução, só pra deixar clara a minha posição. :)
Agora, o assunto propriamente, sobre a Jornada Mundial da Juventude e o poder da Religião sobre as multidões. Apesar de exemplos de países muito desenvolvidos, como a Noruega, a Religião já não ter a atenção da maioria absoluta da população, povos como o meu (Brasileiro), cuja maioria tem um quotidiano sofrido e, baixo nível de conhecimento científico, sente a necessidade dum ambiente religioso. Muita gente tem realmente a necessidade de que um padre católico ou um pastor evangélico lhes repitam constantemente que há nos Céus um Pai que os ama, que não ignora o sofrimento das pessoas na Terra, que vai atender as orações, que ve as lágrimas, que ouve os choros e gemidos. No caso católico tem também a figura da mãe(Maria). A realidade do quotidiano faz muitos sofrerem e muitos simplesmente não suportam a ideia de estar só no universo. O fenômeno também é válido pra outras religiões, as pessoas querem apoio de alguém que é maior do que os seus problemas. A política na forma de democracia representativa já comprovou empiricamente que não só é incapaz de solucionar os problemas da sociedade como não ter tal objetivo. A política tem provado ser “a arte de manipular a maioria pra atender interesses da minoria”. :( A Religião tem muito mais poder sobre as multidões do que a Política e do que os Media também. A Religião dificilmente vai ser derrotada. Pode no máximo, ser substituída por outra, normalmente mais nova.
Enviar um comentário