*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

16 Fevereiro, no Porto: Iniciativa do MILNorte...

17h – Conferência TOMÁS GONZAGA: POETA DA LUSOFILIA e Apresentação do livro “ Tomás Gonzaga Em Busca da Musa Clio” por Dr. Danyel Guerra. Entre os dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro de 1810 falecia na ilha de Moçambique o poeta arcádico portuense Tomás António Gonzaga. Essa efeméride será assinalada com uma conferência de Danyel Guerra que se realiza na sede do Movimento Internacional Lusófono (MIL)-Porto, no dia 16 do corrente, sábado, pelas 17 horas. Intitulada 'Tomás Gonzaga- um poeta da Lusofilia', esta sessão cultural vai suscitar uma palestra, em que Guerra exporá evidências históricas que atestam o papel de destaque que a poesia de Gonzaga teve e tem na expansão planetária da Lusofonia e da Língua Portuguesa. O evento, aberto ao público, tem lugar no sala de eventos do MILNorte, situado na Rua Monte Cativo, n.º 324 , rés-do-chão, Porto A principal referência-bússola da conferência é o livro 'Em Busca da Musa Clio', de Danyel Guerra. A obra é um ensaio histórico sobre a vida e obra de Tomás Gonzaga, nascido na, hoje designada, Rua de Miragaia a 11 de agosto de 1744. O volume dá particular realce às vivências do poeta em Portugal. Vinculado à época neo-clássica, Gonzaga distinguiu-se como um dos expoentes do Arcadismo português e brasileiro. Celebrizou-se como autor de 'Marília de Dirceu', coletânea de liras, poemas arcádicos e pré-românticos. Danyel Guerra é natural da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Radicado em Portugal há vários anos, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Exerce desde 1983 a atividade de redator de jornalismo (CP nº 803). É também autor dos livros de crônicas e cronicontos 'Amor, Città Aperta (2008) e 'O Céu sobre Berlin' (2009) e da novela 'Excitações Klimtorianas (2012). 

20h – Jantar de Homenagem ao ilustre amigo Lusófono do MILNorte Professor Milton Madeira. Depois de cerca de 10 anos a lecionar na Universidade Fernando Pessoa – Porto e de desde o nascimento do MILNorte ser um dos seus principais entusiastas e colaboradores, o Professor Dr. Milton Madeira, natural do Rio de Janeiro, vai brevemente retornar ao Brasil para a Universidade Católica de Porto Alegre, tendo por desígnio espalhar o ideário da cidadania Lusófona em terras Brasileiras associando-se assim aos trabalhos do MILBrasil. Deste modo o MILNorte neste momento de partida do ilustre Professor destas terras Lusas para as irmãs terras Brasileiras organizou um jantar de homenagem no dia 16/2/2013 às 20h no restaurante “Rosa das Iscas” na Rua da Lapa, nº54 A, Porto. Este Restaurante cujo proprietário tem grande relação com o Brasil (esteve 2 anos no Rio de Janeiro e 20 anos em Porto Alegre – exatamente locais, pelos motivos apontados, muito caros ao nosso homenageado) serve pratos variados de comida regional (tanto de carne como de peixe) a preços de 5,9 Euros (excluindo bebidas, entradas, sopa e sobremesa). Agradecemos que quem pretender participar neste jantar que confirme para milnorte@movimentolusofono.org até à próxima 5ª feira, 14 de Fevereiro.

Sem comentários: