*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 24 de outubro de 2010

Notícias do mundo lusófono

ONU aponta avanços no país, mas alerta para as disparidades sociais

O Coordenador das Nações Unidas em Angola, Koen Vanormelingen, elogiou os “avanços notáveis” no desenvolvimento angolano, mas alertou para grandes “disparidades” no país onde milhões de pessoas não têm acesso a água e saneamento adequados.

Estudantes em Portugal consideram ser o momento ideal para regressar ao país

Este é o momento ideal para voltar a Angola, defendeu hoje Edvaldo Fonseca, presidente da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP), no final de um encontro que reuniu 250 participantes no Inatel da Foz do Arelho (Portugal).

Jornalista denuncia censura no Estado de Goiás em directo num programa de TV

Um jornalista denunciou numa transmissão directa da TV Brasil Central, emissora pública do Estado de Goiás, afiliada da TV Cultura, que estava a sofrer censura nestas eleições.

100 golfinhos deram à costa na ilha da Boavista, metade acabou por morrer

Cerca de uma centena de golfinhos deu esta semana à costa na ilha da Boavista, em Cabo Verde, tendo sido devolvidos ao mar com ajuda da população cerca de meia centena, enquanto os restantes acabaram por morrer.

A SIDA existe. Mas ainda se acha que é apanhada por picada de mosquito

A maioria dos guineenses já acredita na existência da SIDA, mas grande parte da população da Guiné-Bissau ainda acha que é possível ser contaminada com a doença através de uma picada de mosquito.

«Há ministros que estão a enriquecer à custa do sofrimento do povo»

O antigo ministro da Informação de Moçambique, Jorge Rebelo, diz que há ministros “que enriquecem à custa do sofrimento do povo” e afirma-se preocupado ao ver “gente séria” a “ser corrida” do governo.

Governo precisa de 13,6 ilhões de euros para investir no sector energético

O governo são-tomense está a mobilizar parceiros externos para conseguir 19 milhões de dólares (cerca de 13,6 milhões de euros) para investir no sector energético, adiantou o ministro são-tomense das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos.

«Oportunidade para investir é agora». afirma o primeiro-ministro, Xanana Gusmão

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, considera que “a oportunidade para investir (no país) é agora”, com o arranque do Plano Estratégico de Desenvolvimento, que prevê o investimento nas estradas, portos, electricidade e telecomunicações.

Estátua em basalto dos Açores homenageia imigração açoriana em Montreal

Uma pedra de basalto maciço oriunda dos Açores, com o pássaro açor e o arquipélago gravados, é hoje inaugurada na cidade de Montreal, Canadá, como monumento em homenagem à imigração açoriana.

Portuguesa quer ser primeira mulher presidente de câmara de Harrison (EUA)

A portuguesa Maria McCormick quer fazer história nas eleições intercalares norte-americanas de 2 de Novembro, tornando-se a primeira “mayor” (presidente de câmara) de Harrison, Nova Jérsia, nos 170 anos desta pequena cidade às portas de Manhattan.

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa comemora 25 anos de vida

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) comemora segunda-feira, em Lisboa (Portugal),25 anos de existência, com múltiplas eventos e uma reunião alargada da comissão executiva, quando reúne já 34 cidades onde residem mais de 30 milhões de pessoas.

Encontro internacional debate trunfos do português num mundo globalizado

A utilização e difusão do português nas novas plataformas tecnológicas é um dos desafios da língua portuguesa que estará em debate no encontro internacional da língua portuguesa e cultura lusófonas, segunda e terça-feira, em Lisboa (Portugal).

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: