*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 16 de outubro de 2010

Associações portuguesas em França discutem «saída do gueto»

Representantes das associações portuguesas em França discutiram hoje em Paris formas de “recusar o gueto” e de conseguir um “poder reivindicativo” equivalente ao número de lusodescendentes.

“O movimento associativo português em França pode ser muito mais do que aquilo que é. Mais ousado, mais autónomo, mais criativo e mais ambicioso”, afirmou o deputado socialista português Paulo Pisco.

O deputado falava na Câmara Municipal de Paris, na abertura de um dia de debates e sessões de trabalho do sétimo encontro promovido pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF).

Secundando a ideia central do deputado socialista, o social democrata Carlos Gonçalves assinalou o consenso sobre “os temas redundantes da comunidade portuguesa em França” e a necessidade de assegurar a renovação do movimento associativo.

Carlos Gonçalves lembrou que está em discussão na especialidade o projecto de lei que enquadra as relações das associações portuguesas no mundo com o Governo e a administração em Portugal e que prevê a criação de um registo nacional dessas colectividades.

“O projecto de lei define as formas e critérios de financiamento do movimento associativo nas comunidades portuguesas. Neste momento nem sequer sabemos o volume nem a distribuição dos apoios, isto é, não é possível saber para que serviram os apoios ao associativismo”, afirmou o deputado do PSD.

Os problemas de implantação, renovação e coordenação do movimento associativo foram evidenciados por Paulo Pisco, que sublinhou existir um “risco de desilusão dos poderes políticos e administrações se a expectativa relativamente à comunidade portuguesa não for concretizada”.

Para o deputado socialista eleito pelo círculo da emigração, “há um nível de perigosidade no facto de haver tantos portugueses que têm uma força enorme mas que não a usam” porque, por exemplo, não estão recenseados e não recorrem ao poder do voto nas eleições em França.

Hermano Sanches Ruivo, conselheiro municipal de Paris e, até domingo, presidente cessante da direcção da CCPF, lançou críticas ao atraso de resposta das autoridades portuguesas em relação à proposta de caderno de encargos entre a Coordenação das Colectividades Portuguesas em França e a Secretaria de Estado das Comunidades, em Portugal.

“O Governo português não quer que as estruturas associativas nas comunidades ganhem força”, acusou o autarca de origem portuguesa. “Tem medo que a estruturação do movimento associativo português signifique uma maior capacidade política das associações”.

Hermano Sanches Ruivo vai propor no domingo que a eleição do conselho de administração da CCPF não seja acompanhada, de imediato, pela eleição da nova direcção, “como protesto simbólico” pelo atraso de resposta da Secretaria de Estado das Comunidades.

“O movimento associativo é a base da afirmação dos portugueses onde se encontram as comunidades”, referiu o cônsul geral de Portugal em Paris, Luís Ferraz, salientando o conceito de “integração diferenciada”.

Luís Ferraz fez um apelo à participação política dos portugueses e lusodescendentes em França, começando pelo recenseamento eleitoral: “Por cem votos escolhe-se um ‘maire’. Cem votos fazem a diferença".

Segundo dados da CCPF, existem cerca de 950 associações portuguesas em França.

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: