*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Afectação da imagem

Luís Amado, (ainda) ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, admitiu que o processo relativo à suspensão, e posterior despedimento, do seleccionador nacional de futebol Carlos Queiroz, tal como «tudo o que se passa de mau em Portugal, afecta a imagem do país (...), a imagem de todos nós, das instituições, dos actores e dos agentes desportivos. Tudo o que façamos de mal neste país projecta-se internacionalmente. (...) O país é aberto, o mundo é uma aldeia. Gostaria que esses problemas não tivessem a dimensão que têm, porque o país estaria melhor.»
Deixando de lado por agora o «pequeno» pormenor de um dos principais intervenientes neste caso, para além do Sr. Queiroz, da Autoridade Antidopagem de Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol, e que contribuiu assim também para dar uma «má imagem do país», ter sido a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto dirigida pelo seu colega de governo Laurentino Dias, esta posição de Luís Amado revela uma peculiar perspectiva sobre o que é e o que não é mau para o prestígio de Portugal no estrangeiro. Demonstre-se com quatro exemplos recentes.
O (ainda) ministro dos Negócios Estrangeiros considera má, «lá fora», a polémica em torno de um treinador de futebol... mas já não considerou mau ter instruído, em 2009, Manuel Maria Carrilho, embaixador de Portugal na UNESCO, a votar em Farouk Hosny para director-geral daquela organização da ONU. O ex-ministro da Cultura, corajosa e sensatamente, recusou, porque o egípcio é um notório anti-semita e censor. Porém, Portugal acabou mesmo por votar nele porque Amado substituiu, naquela eleição, Carrilho por um diplomata do MNE. Este ano Manuel Maria foi afastado do cargo; uma decisão que não causou surpresa mas cujos pormenores suscitaram polémica, com o marido de Bárbara Guimarães a alegar ter sido informado... pela imprensa.
O (ainda) ministro dos Negócios Estrangeiros considera má, «lá fora», a polémica em torno de um treinador de futebol... mas já não considerou mau ter participado, em 2009, nas celebrações dos 40 anos da «revolução líbia» que colocou no poder, até hoje, Muammar Khadaffi. A tal ponto que Ana Gomes considerou essa presença um «nojo» e uma «vergonha». Uma opinião que se supõe que a eurodeputada do Partido Socialista manteve e reforçou este ano, quando, para além de Luís Amado, o próprio «chefe» de ambos se deslocou mais uma vez a Tripoli, agora para participar no 41º aniversário da referida revolução, e que envolveu até «festividades» e «noitada».
O (ainda) ministro dos Negócios Estrangeiros considera má, «lá fora», a polémica em torno de um treinador de futebol... mas já não considerou mau ter: recebido em Lisboa Manuchehr Mottaki, ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão; e «chamado» ao Palácio das Necessidades – no que é uma forma de «repreensão» oficial – o embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, que criticou, com toda a razão, o acolhimento dado a um representante de um regime repressor e totalitário, alvo de sanções por parte da ONU e da UE por querer ser uma potência nuclear, em que a condenação de mulheres à morte por lapidação é uma prática normal, e cujo dirigente máximo, reeleito fraudulentamente, nega constantemente o Holocausto e ameaça destruir... Israel.
É «curioso» que, em comparação, Luís Amado não tenha «chamado» o embaixador da China em Portugal para protestar contra a proibição de a Sagres aportar em Macau; deve ser já uma consequência de o «novo mundo» ter de ser «multipolar», tal como o (ainda) ministro disse em Pequim... e de a diplomacia portuguesa ser «bipolar» (no sentido médico do termo).
Enfim, isto é o que resulta de se manter relações privilegiadas com ditadores e ditaduras. Com este (des)governo a imagem de Portugal no exterior, mais do que estar verdadeiramente afectada, não está em sintonia com a decência. E Luís Amado pode não ser o «Bem Amado» Odorico Paraguaçu, mas lá que tem ajudado a «enterrar» a (pouca) credibilidade deste país lá isso tem! 

Sem comentários: