*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Portugal apoia sistema educativo guineense com 600 mil dólares

Portugal disponibilizou hoje uma verba de 600 mil dólares americanos para financiar o sistema educativo da Guiné-Bissau, na vertente da melhoria da qualidade da educação básica.

A verba, concedida no âmbito do projecto de parceria sobre o acesso e a qualidade de educação básica na Guiné-Bissau, é parte de um envelope de 800 mil dólares mobilizados entre o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD, 600 mil USD) e Unicef (200 mil USD).

Usando da palavra, no acto da assinatura do protocolo, o presidente do IPAD, Manuel Correia, considerou que a cooperação portuguesa com a Guiné-Bissau vê na educação uma ferramenta primordial para o desenvolvimento.

Manuel Correia destacou também a importância da parceria entre o IPAD e a Unicef, frisando ser cada vez maior a complementaridade de esforços entre os parceiros da Guiné-Bissau na prossecução dos objectivos.

Para o presidente do IPAD, o facto de o governo guineense possuir já um conjunto de legislação, torna cada vez mais fácil a intervenção dos parceiros na melhoria do sistema educativo do país.

O projecto, cuja duração prevista é de dois anos, podendo ser alargado, visa sobretudo contribuir para o aumento da inscrição ao nível do ensino primário, melhorar a qualidade da educação e assegurar que, pelo menos, 60 por cento das crianças matriculadas completem o ensino primário.

A formação e capacitação dos professores, reabilitação de 10 centros de formação aplicada, bem como o envolvimento das autoridades locais na promoção do ensino são, outros dos objectivos do projecto.

A aprendizagem da língua portuguesa é também outra das componentes do projecto e, neste domínio, serão chamados a intervir o Programa de Apoio ao Sistema Educativo na Guiné-Bissau (PASEG) e a Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

Outras notícias do mundo lusófono:

Banco do Japão para a Cooperação analisa oportunidades no mercado angolano

O director geral do Banco do Japão para a Cooperação Internacional, Fumio Hoshi, está em Luanda para identificar prioridades de investimento e financiamento de projectos japoneses em Angola.

Construção do parque eólico da ilha de Santiago arranca em Agosto

Cabo Verde vai instalar quatro parques eólicos em outras tantas ilhas, com potência instalada de 28 megawatts, orçados em 84 milhões de dólares (70 milhões de euros), com as obras do primeiro, em Santiago, a arrancarem em Agosto.

Produtores de castanha de caju denunciam exportações ilegais para Europa e Ásia

Os produtores de castanha de caju na província de Nampula, norte de Moçambique, a região moçambicana que mais castanha exporta, denunciaram hoje a acção de exportadores ilegais daquele produto para a Europa e Ásia, considerando-a “concorrência desleal”.

Militares e polícias montam operação para impedir repetição de incidentes

A polícia e as forças armadas são-tomenses estão a montar uma operação conjunta para as eleições deste domingo, a fim de prevenir e impedir a repetição dos incidentes registados nas legislativas de 2006, disse hoje fonte militar.

Memorial na GNR recorda sargento-ajudante falecido em acidente

Militares do Sub-agrupamento Bravo da GNR prestaram hoje homenagem ao sargento-ajudante Hermenegildo Marques, falecido num acidente de viação em Junho, quando ia desactivar um engenho explosivo.

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: