São cerca de cinco mil falantes de um português com alguns séculos, o chamado cristang, que agora vão poder reatar o contacto com a língua materna dos antepassados ao abrigo de uma cooperação académica que está a reforçar o ensino do português no sudeste asiático, disse à Lusa Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança e do CCISP, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.
Macau vai receber, entre 7 a 10 de Setembro, o encontro anual das Associações das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que terá como tema 'A China, Macau e os Países de Língua Portuguesa'.
Desta organização fazem também parte os 15 politécnicos portugueses que celebraram, em Janeiro, protocolos de cooperação com o congénere de Macau para o desenvolvimento do ensino do português no sudeste asiático.
Aproveitando a oportunidade deste evento, os representantes destas organizações vão deslocar-se a Malaca, no dia 4 de Setembro, para oficializarem uma parceria que vai disponibilizar um professor para ensinar português à comunidade local, disse Sobrinho Teixeira.
A cooperação disponibilizará também seis bolsas anuais a elementos daquela comunidade que queiram estudar nos politécnicos portugueses.
Esta iniciativa cumpre um dos propósitos dos protocolos celebrados, em Janeiro, de apoiar a qualificação das escolas portuguesas que ainda existem em Macau e nas comunidades descendentes de portugueses.
As redes de cooperação são um dos temas em foco no XX Encontro da AULP, entre 7 e 10 de Setembro, em Macau, com os membros desta associação lusófona a terem a oportunidade de apresentarem os seus projectos a congéneres da República Popular da China e Taiwan.
O encontro servirá também para abordar as dificuldades da internacionalização da língua portuguesa e terá ainda em foco as ligações multilaterais entre a China, Macau e os Países de Língua Portuguesa.
Esta organização, constituída por universidades e instituições de ensino e investigação dos países de língua oficial portuguesa e Macau, tem como objectivo promover a cooperação e a reflexão sobre a função do ensino superior.
O próximo encontro anual decorrerá em Bragança, entre 6 e 9 de junho de 2011, segundo avançou Sobrinho Teixeira.
Lusa / SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário