*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 11 de maio de 2010

Petrobras e Galp parceiros para produção de biocombustível no Pará

A estatal Petrobras e a portuguesa Galp assinaram hoje o contrato de parceria com o governo do Pará para a produção de biocombustível.

As duas empresas constituirão uma "joint venture" com um investimento global de 530 milhões de dólares (400 milhões de euros).

A assinatura do protocolo está inserida no Programa Nacional de Óleo de Palma lançado hoje, na cidade paraense de Tomé Açu, pelo presidente Lula da Silva, que prevê a produção de cerca de 300 mil toneladas por ano de óleo de palma ou dendê, matéria prima para a produção de biocombustível.

O projecto prevê a construção de uma fábrica de biodiesel própria no estado do Pará com início de operação em Julho de 2013, em adição ao projeto de produção de biodiesel em Portugal, em parceria com a Galp Energia.

A matéria-prima será processada em Portugal para atender ao mercado ibérico. Prevista para 2015, a produção de biodiesel em Portugal será na ordem de 250 mil toneladas por ano, com investimentos estimados em 240 milhões de dólares (180 milhões de euros).

O anúncio de que a Petrobras irá investir na produção de biodiesel em Portugal, em parceria com a Galp, foi feito na segunda-feira. Na ocasião, a estatal divulgou que o seu conselho de administração aprovou a constituição das empresas que implantarão o projecto de produção de biodiesel (green diesel) em Portugal.

Segundo o presidente Lula, o lançamento do programa de óleo de palma “abre um novo horizonte de possibilidades” para o Brasil e para a região amazónica, em particular.

“A produção ordenada do óleo de palma será um vetor de desenvolvimento sustentável para a Amazónia e um aliado no combate ao desmatamento”, declarou, na cerimónia de lançamento.

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: